Os trabalhadores que preenchem os requisitos para receber o abono salarial, mas ainda não receberam o pagamento do PIS, podem conferir se os dados informados estão corretos.
A empresa de tecnologia Dataprev anunciou que realizou a revisão de 1,9 milhão de beneficiários que não entraram na lista de habilitados. Os beneficiários que não entraram na lista de pagamentos de 2022, devem verificar se a negativa ocorreu por falhas do empregador.
A consulta do novo lote de recebimentos está liberada desde 16 de março.
..
Como saber se tenho direito ao PIS 2022?
Para receber o abono salarial PIS é necessário:
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
- Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
O PIS cai no Caixa Tem? Como posso sacar o abono salarial? Saiba mais
Principais motivos do abono salarial PIS/Pasep negado
- Divergência entre as informações declaradas no vínculo e demais bases do governo
Ao fazer o cruzamento dos cadastros dos trabalhadores, a Dataprev identificou divergências entre as informações declaradas no primeiro vínculo da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e as demais bases oficiais de registros trabalhistas.
- Rais ou eSocial com informações erradas, desatualizadas ou inexistentes
O beneficiário pode não entrar na lista de habilitados do abono salarial se o empregador não atualizou ou não informou corretamente os dados do trabalhador referentes ao ano-base, como o salário de contribuição, a relação de trabalho e o endereço do empregador.
Para checar se os dados informados estão atualizados e corretos, é necessário acessar o sistema de consulta do trabalhador à Rais e o eSocial.
A Caixa também disponibiliza o telefone 0800 726 0207 para consultas referentes ao PIS, FGTS, Cartão Social e benefícios sociais. O atendimento eletrônico através do número funciona ininterruptamente. O atendimento com atendente é disponibilizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Comentários