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PIS 2022: Não recebi meu PIS 2022, o que fazer? veja o que fazer se você não recebeu o abono salarial

Os beneficiários que não entraram na lista devem verificar se a negativa ocorreu por falhas

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 31/03/2022 às 11:59
Notícia
Wesley Santos/TV Jornal Interior
Caixa Econômica Federal em Caruaru - FOTO: Wesley Santos/TV Jornal Interior

Os trabalhadores que preenchem os requisitos para receber o abono salarial, mas ainda não receberam o pagamento do PIS, podem conferir se os dados informados estão corretos.

A empresa de tecnologia Dataprev anunciou que realizou a revisão de 1,9 milhão de beneficiários que não entraram na lista de habilitados. Os beneficiários que não entraram na lista de pagamentos de 2022, devem verificar se a negativa ocorreu por falhas do empregador.

A consulta do novo lote de recebimentos está liberada desde 16 de março.

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Como saber se tenho direito ao PIS 2022?

Para receber o abono salarial PIS é necessário:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

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Principais motivos do abono salarial PIS/Pasep negado

  • Divergência entre as informações declaradas no vínculo e demais bases do governo

Ao fazer o cruzamento dos cadastros dos trabalhadores, a Dataprev identificou divergências entre as informações declaradas no primeiro vínculo da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e as demais bases oficiais de registros trabalhistas.

  • Rais ou eSocial com informações erradas, desatualizadas ou inexistentes

O beneficiário pode não entrar na lista de habilitados do abono salarial se o empregador não atualizou ou não informou corretamente os dados do trabalhador referentes ao ano-base, como o salário de contribuição, a relação de trabalho e o endereço do empregador.

Para checar se os dados informados estão atualizados e corretos, é necessário acessar o sistema de consulta do trabalhador à Rais e o eSocial.

A Caixa também disponibiliza o telefone 0800 726 0207 para consultas referentes ao PIS, FGTS, Cartão Social e benefícios sociais. O atendimento eletrônico através do número funciona ininterruptamente. O atendimento com atendente é disponibilizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

 

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