Saúde

Crianças que receberam vacina errada contra covid no Sertão de Pernambuco estão sendo monitoradas

41 crianças receberam a dose errada do imunizante

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 11/04/2022 às 10:55 | Atualizado em 11/04/2022 às 10:56
Notícia
Hélia Scheppa/Arquivo/SEI
A Pfizer protocolou na Anvisa o pedido para o uso da vacina em crianças - FOTO: Hélia Scheppa/Arquivo/SEI

Após receberem a vacina errada contra covid-19 na última terça-feira (5), 41 crianças de 6 a 11 anos estão sendo acompanhadas em Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. O grupo recebeu o imunizante da Janssen, que é aplicada em adultos, em vez da Pfizer pediátrica.

..

Segundo o secretário de saúde de Afogados da Ingazeira, Arthur Amorim, as crianças estão bem e passam por monitoramento. Algumas mães procuraram unidades de saúde relatando que os filhos haviam passado mal após se vacinarem.

"Das 41 crianças vacinadas com a vacina errada, seis apresentaram reações mais fortes, típicos de reação à vacina de covid-19 (náusea, vômitos e febre). Apenas uma precisou ser internada por apresentar febre de 39.6 graus. Mas depois de medicada recebeu alta após algumas horas. Continuamos acompanhando o caso mas não houve mais casos de reações fortes", explicou o secretário.

De acordo com a prefeitura, uma funcionária teria trocado a dosagem da vacina. Ela foi afastada e deverá responder a um inquérito.

Leia nota da Prefeitura de Afogados de Ingazeira na íntegra:

"A Prefeitura de Afogados da Ingazeira vem a público esclarecer que 41 crianças que receberam as doses de vacina diferente do esquema proposto pelo Ministério da Saúde estão sendo observadas.

Neste momento a fase mais aguda da reação já passou e apenas uma criança precisou ir ao hospital por ter tido febre alta. A criança já se encontra em casa.

A Secretaria Municipal de Saúde, em contato com a superintendência de imunizações do Estado de Pernambuco, relatou a ocorrência e ao receber resposta de como prosseguir frente ao caso junto ao Programa Nacional de Imunizações vem a público tranquilizar os familiares, e a população em geral, que as crianças que receberam a 2 dose de Janssen consideram-se com o esquema completo de vacinação.

Já as crianças que receberam a 1 dose de Janssen, estas deverão completar o esquema após 60 dias, com a vacina da Pfizer pediátrica.

A orientação recebida pelo Ministério da Saúde, além de organizar o esquema vacinal como explicado acima, é de acompanhar as crianças e tranquilizar os familiares.

Informamos ainda que a profissional que aplicou as vacinas está suspensa de suas atividades até a conclusão do processo administrativo instaurado para investigar o ocorrido. Informamos que a mesma poderá perder a função caso comprovada a imperícia".

Secretaria Estadual de Saúde

A Secretaria de Saúde de Pernambuco também divulgou uma nota sobre o caso e informou que as crianças estão recebendo acompanhamento.

Leia a nota na íntegra:

"O Programa Estadual de Imunização de Pernambuco (PNI-PE) informa que já foi comunicado do caso envolvendo 41 crianças que receberam doses incorretas de vacina contra a Covid-19, no município de Afogados da Ingazeira, no sertão do Pajeú. As crianças foram imunizadas com doses da Janssen, fabricante que não está autorizada para aplicação nessa faixa etária.

Após relatar a ocorrência ao Ministério da Saúde (MS) e repassar todas as informações ao órgão federal - que também realiza o acompanhamento dos eventos adversos relacionados à aplicação de vacinas - o PNI-PE deu seguimento a todas as orientações necessárias e condutas a serem realizadas pela secretaria municipal de saúde, que irá monitorar o grupo de crianças por 30 dias.

As crianças que receberam como 2º dose a vacina da Janssen - de forma incorreta - não precisarão realizar nova dosagem e estão com o esquema vacinal completo. Já as crianças que receberam a 1º dose, deverão completar o esquema após 60 dias, com a vacina da Pfizer pediátrica.

O PNI-PE lembra, ainda, que crianças de 5 a 11 anos devem ser vacinadas com a Pfizer pediátrica e crianças de 6 a 11 anos podem realizar o esquema com vacinas da Coronavac/Butantan, únicas fabricantes liberadas para aplicação no público infantil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, a vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos exige um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais do calendário de imunização do público infantil".

*Com informações do JC

Comentários