educação

Enem 2022: prazo para pedir isenção de taxa encerra nesta sexta-feira (15)

Confira quem tem direito à gratuidade do exame

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 11/04/2022 às 11:14 | Atualizado em 11/04/2022 às 11:15
Notícia
Reprodução
Confira o cronograma completo do Enem 2022. - FOTO: Reprodução

O prazo para quem pretende fazer o Exame Nacional do Ensino Médio 2022 (Enem) pedir a isenção da taxa de inscrição termina às 23h59 da próxima sexta-feira (15). O requerimento deve ser feito na Página do Participante.

Quem tem direito a isenção de taxa do Enem?

Têm direito à gratuidade os participantes que se enquadram nas seguintes situações:

  • estar na última série do ensino médio este ano em escolas públicas;
  • ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou sejam bolsistas integrais em escolas privadas. Os candidatos precisam ter renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.818, por pessoa;
  • participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

..

Estudantes isentos no Enem 2021, que, por algum motivo, faltaram no dia da prova e desejam fazer o Enem 2022 gratuitamente devem enviar documentos que justifiquem a ausência na prova anterior. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

Resultado

Os resultados, tanto da justificativa de ausência quanto da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022, serão divulgados em 22 de abril, na Página do Participante. Quem tiver o pedido negado poderá recorrer entre 25 e 29 de abril. O resultado dos recursos será divulgado em 6 de maio.

O pedido de isenção não garante a inscrição no exame.

Comentários