COMOÇÃO

VÍDEO: Doméstica negra mantida em situação análoga à escravidão a mais de 50 anos é resgatada e chora ao temer segurar mão de repórter branca

Doméstica negra passou 54 anos vivendo em situação análoga à escravidão

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 28/04/2022 às 22:06 | Atualizado em 28/04/2022 às 22:07
Notícia
Reprodução/ TV Globo
Repórter e doméstica se abraçaram após o desabafo de dona Madalena - FOTO: Reprodução/ TV Globo
Leitura:

Revolta. Esta é a palavra utilizada por espectadores e internautas para descrever o que sentiram ao descobrir que uma doméstica negra, de 62 anos, foi resgatada de uma casa após viver em situação análoga à escravidão.

Uma reportagem exibida pelo o Bahia Meio Dia, emissora afiliada da TV Globo em Salvador, contou a história de Madalena Silva.

Na matéria, a vítima revelou à repórter Adriana Oliveira que temia pegar na mão dela por conta da cor da jornalista, que é branca.

“Fico com receio de pegar na sua mão branca”, desabafou Madalena. “Mas por quê? Tem medo de quê?”, questionou a repórter, estendendo as mãos. “Por que ver a sua mão branca… eu pego e boto a minha em cima da sua e acho feio isso”, explicou ela.

Comovida, Adriana tranquilizou a doméstica. “Sua mão é linda, sua cor é linda. Olhe para mim, aqui não tem diferença. O tom é diferente, mas você é mulher, eu sou mulher. Os mesmos direitos e o mesmo respeito que todo mundo tem comigo, tem que ter com você”, destacou a jornalista, abraçando Madalena em seguida.

A repórter compartilhou a situação em seu perfil no Instagram com uma legenda de desabafo e revolta.

"Me senti tão pequena, tão impotente diante da dor de Dona Madalena. Vontade de acolher e nunca mais ter notícia de monstruosidades assim", publicou na rede social.

DOMÉSTICA RESGATADA

A doméstica Madalena Silva, de 62 anos, foi resgatada em março de 2021 após passar 54 anos sendo escravizada por uma família.

Atualmente ela mora em Lauro de Freitas, na Bahia. Enquanto escravizada, a doméstica não recebia salário, era maltratada e sofria com roubos da filha dos ex-patrões, que chegou a fazer empréstimos em sua nome e se apossar de R$ 20 mil da aposentadoria de Madalena.

Comentários

Mais Lidas