O Auxílio Brasil, também conhecido como Bolsa Família, está beneficiando mais de 18 milhões de famílias. Atualmente, o valor mínimo do Auxílio Brasil é de R$ 400. No entanto, esse valor pode aumentar (entenda clicando aqui).
Mas muitos se perguntam 'como se inscrever no Auxílio Brasil e quanto tempo demora para aprovar o Auxílio Brasil?'
LEIA TAMBÉM: CALENDÁRIO AUXÍLIO BRASIL 2022: Veja datas de pagamento no mês de maio
Como se cadastrar no Auxílio Brasil?
Depende. Quem está cadastrado no CadÚnico e no Bolsa Família recebe o benefício automaticamente.
No entanto, existem algumas situações as quais o beneficiário precisa ficar atento. Confira:
- Se estiver no CadÚnico, mas não recebe o Bolsa Família: seu nome vai para a lista reserva;
- Caso não esteja no CadÚnico, é preciso procurar um Cras para se registrar. Ainda assim, não há garantia de que vai receber.
Quanto tempo demora para aprovar o Auxílio Brasil?'
A princípio, é importante entender como se forma a fila de espera do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal.
Para entrar neste sistema é necessário fazer uma inscrição diretamente em uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).
..
Como funciona a lista de espera?
Quando o cidadão vai até o CRAS para fazer um cadastro, ele consegue fazer a sua inscrição e entra para a chamada “Lista de Espera“.
Nesta lista, o cadastro fica em uma espécie de fila virtual, até que algum movimento de inclusão de beneficiários no programa de interesse seja autorizado pelo Governo Federal.
Como receber o Auxílio Brasil?
Há duas alternativas para descobrir se você tem acesso ao Auxílio Brasil. Uma é por meio do aplicativo e a outra é por telefone.
Aplicativo
Você pode baixar o aplicativo Auxílio Brasil (disponível para download nos sistemas Android e iOS), fazer cadastro (ou login direto, caso já tenha) e acessar as informações.
Ou o aplicativo Caixa Tem (também para iOS e Android) e ver saldo e parcelas que serão pagas.
Telefone
Se preferir, ligue para 121 (Ministério da Cidadania) ou 111 (Central de Atendimento da Caixa) e saiba mais informações.
Comentários