dinheiro

VALORES A RECEBER: Consulta Valores a Receber é adiada pelo Banco Central; saiba se nova data já foi anunciada

O Sistema Valores a Receber iria liberar a consulta Valores a Receber nessa segunda-feira (2). No entanto, o processo foi adiado

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 03/05/2022 às 22:54 | Atualizado em 04/05/2022 às 4:53
Notícia
Marcello Casal JrAgência Brasil
O PIS é disponibilizado a trabalhadores do setor privado - FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Sistema Valores a Receber iria liberar a consulta Valores a Receber nessa segunda-feira (2). No entanto, o processo foi adiado.

De acordo com o Banco Central, isso ocorreu por causa da atual greve dos servidores da instituição. Abaixo, saiba como consultar valores a receber e confira últimas notícias.

LEIA TAMBÉMVALORES A RECEBER: Banco Central estabelece novas regras para consultar dinheiro esquecido nos bancos; veja quais são

Valores a receber; Valores a receber Banco Central

Valores a receber é o termo utilizado para definir o dinheiro esquecido em contas-correntes ou poupança, além de valores cobrados indevidamente em tarifas de crédito.

Esse dinheiro esquecido soma, nesta segunda fase, mais de R$ 4,1 bilhões.

Valores a receber.bcb.gov.br; como consultar valores a receber

Para consultar dinheiro esquecido nos bancos basta acessar a nova plataforma do Banco Central (BC).

A consulta do dinheiro esquecido estava prevista para ser liberada nesta segunda-feira (2), no entanto, foi adiada devido à greve dos servidores do Banco Central.

LEIA MAIS: VALORES A RECEBER: Consulta Valores a Receber já foi liberada? Saiba como consultar dinheiro esquecido nos bancos

As consultas e solicitações de resgates estão "temporariamente suspensas para aprimoramento", segundo informa o site do próprio Banco Central.

É importante lembrar que quem já realizou a consulta inicial recebeu uma data específica para retornar ao site do valoresareceber.bcb.gov.br.

Caso você ainda não tenha feito, basta acessar o site do valoresareceber.bcb.gov.br e fazer a consulta valores a receber usando o número do CPF e a data de nascimento.

Para consultar dinheiro esquecido é preciso ter acesso à conta Gov.br, nível prata ou ouro. 

Após realizar a consulta inicial você deve:

  • Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data previamente informada;
  • Fazer o login;
  • Consultar alguma das opções: valor a receber; a instituição que deve devolver o valor; a origem do dinheiro esquecido;
  • Clicar na opção "Solicitar por aqui", para receber via Pix, ou na opção "Solicitar via instituição" para entrar em contato e combinar qual será a instituição de sua escolha.

Como sacar o dinheiro esquecido? 

Após realizar a consulta inicial, veja abaixo como sacar valores a receber:

  • Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br na data previamente informada;
    Faça o login;
  • Consulte alguma das opções: valor a receber; a instituição que deve devolver o valor; a origem do dinheiro esquecido;
  • Clique na opção "Solicitar por aqui", para receber via Pix, ou na opção "Solicitar via instituição" para entrar em contato e combinar qual será a instituição de sua escolha.

Comentários