O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abre nesta terça-feira (10), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2022.
Os candidatos inscritos no ENEM 2022 terão duas possibilidades de realizar a prova, no formato impresso e no formato digital. A novidade deste ano é a possibilidade de efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de PIX e cartão de crédito.
Prazo de Inscrição do ENEM 2022
Para quem vai realizar o exame é importante ficar atento ao calendário do ENEM 2022, assim, a inscrição para o vestibular será possível desde amanhã (10) até o dia 21 de maio.
Como se inscrever no ENEM 2022?
Para quem vai prestar o exame, que conta com as variadas áreas do conhecimento, é necessário fazer a inscrição na Página do Participante.
Documentos necessários para a inscrição
É importante estar com uma cópia de algum documento oficial em mãos, em busca de comprovar sua identidade. São aceitos como documento de identificação:
- o e-Título;
- o RG Digital e;
- a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital.
Na hora da prova não será aceito a apresentação desses documentos em formas de prints, dessa forma, é necessário mostrar para os fiscais seu documento de identidade oficial.
Até quando posso pagar a taxa de inscrição do Enem 2022?
É preciso realizar o pagamento da sua taxa de inscrição, que este ano terá o valor de R$ 85, até o dia 27 de maio. Saiba mais aqui.
Como pagar a inscrição do ENEM 2022?
De acordo com o Inep, a inscrição agora pode ser paga através de PIX e cartão de crédito, além das formas tradicionais por boletos bancários.
É importante lembrar que apenas os estudantes que pagarem a taxa de inscrição poderão participar do exame.
Quando será aplicado o Enem 2022?
O Enem 2022 será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.
Enem mudará a partir de 2024
A partir do ano de 2024, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será dividido em duas partes. A primeira etapa será uma avaliação dos conhecimentos gerais do estudante com referência à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a segunda etapa uma avaliação dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Confira mais informações no vídeo abaixo;