Inscrições

ENEM 2022: inscrições começam nesta terça-feira (10); saiba o que é necessário para se inscrever

Inep abre, nesta terça-feira (10), as inscrições para os candidatos ao ENEM 2022. Confira detalhes

Anderson Alves
Anderson Alves
Publicado em 09/05/2022 às 15:12 | Atualizado em 09/05/2022 às 15:20
Reprodução
Confira o cronograma completo do Enem 2022. - FOTO: Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abre nesta terça-feira (10), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2022.

Os candidatos inscritos no ENEM 2022 terão duas possibilidades de realizar a prova, no formato impresso e no formato digital. A novidade deste ano é a possibilidade de efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de PIX e cartão de crédito.

Prazo de Inscrição do ENEM 2022

Para quem vai realizar o exame é importante ficar atento ao calendário do ENEM 2022, assim, a inscrição para o vestibular será possível desde amanhã (10) até o dia 21 de maio.

Como se inscrever no ENEM 2022?

Para quem vai prestar o exame, que conta com as variadas áreas do conhecimento, é necessário fazer a inscrição na Página do Participante.

Documentos necessários para a inscrição

É importante estar com uma cópia de algum documento oficial em mãos, em busca de comprovar sua identidade. São aceitos como documento de identificação:

  • o e-Título;
  • o RG Digital e;
  • a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital.

Na hora da prova não será aceito a apresentação desses documentos em formas de prints, dessa forma, é necessário mostrar para os fiscais seu documento de identidade oficial.

Até quando posso pagar a taxa de inscrição do Enem 2022?

É preciso realizar o pagamento da sua taxa de inscrição, que este ano terá o valor de R$ 85,  até o dia 27 de maio. Saiba mais aqui.

Como pagar a inscrição do ENEM 2022?

De acordo com o Inep, a inscrição agora pode ser paga através de PIX e cartão de crédito, além das formas tradicionais por boletos bancários.

É importante lembrar que apenas os estudantes que pagarem a taxa de inscrição poderão participar do exame.

Quando será aplicado o Enem 2022?

O Enem 2022 será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Enem mudará a partir de 2024

A partir do ano de 2024, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será dividido em duas partes. A primeira etapa será uma avaliação dos conhecimentos gerais do estudante com referência à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a segunda etapa uma avaliação dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Confira mais informações no vídeo abaixo;

REPRODUÇÃO.
Provas do Enem serão em 13 e 20 de novembro - FOTO:REPRODUÇÃO.