oficina

Laboratório colaborativo abre inscrições para oficina gratuita voltada para vivências da População em Situação de Rua

São 30 vagas voltadas para estudantes e profissionais de diversas áreas

JC
JC
Publicado em 10/05/2022 às 21:48 | Atualizado em 11/05/2022 às 11:14
Notícia
MART PRODUCTION/PEXELS
População de rua - FOTO: MART PRODUCTION/PEXELS

O CoLaboratório #CENTROVIVO está com inscrições abertas para preencher 30 vagas gratuitas em oficina, que tem como objetivo desmistificar preconceitos e compreender as vivências da População em Situação de Rua (PSR) do Recife. Interessados podem realizar inscrição até o dia 18 maio por meio deste link.

A atividade, que ocorre entre os dias 23 e 27 de maio, é direcionada a estudantes e profissionais das áreas de Design, Comunicação, Direito, Arquitetura, Enfermagem, Medicina, Serviço Social, Ciências Sociais, Psicologia e outras, que tenham interesse pelo tema. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos.

..

A oficina contará com a participação da Escola Livre de Redução de Danos e do Movimento Pop Rua em Pernambuco, que desenvolvem trabalhos voltados para a PSR.

"Dentro do encontro, queremos quebrar o preconceito de que as pessoas em situação de rua são marginais, mendigos, drogados e outros estigmas criados para elas. É preciso entender que essa população é composta por gente de diversos segmentos, como, por exemplo, trabalhadores que perderam seus empregos", disse Jailson Santos, coordenador do Movimento Pop Rua em Pernambuco.

CoLaboratório #CENTROVIVO

Realizado durante cinco dias, das 14 às 17h, no Espaço Criadouro, em Santo Antônio, no Centro do Recife, o trabalho proporcionará uma experiência de caráter imersivo, na qual serão tratados os desafios enfrentados pela PSR.

No fim da atividade será emitido um certificado de 20h para cada participante. Vale ressaltar que é importante que o interessado tenha disponibilidade para comparecer à oficina nos cinco dias. Serão priorizadas as inscrições de mulheres cis e/ou trans e da população negra, indígena, quilombola e campesina.

O CoLaboratório #CENTROVIVO é uma iniciativa da CEÇA - Laboratório Colaborativo por meio do edital Recife Virado, da Prefeitura do Recife, que faz parte da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Caso o participante precise, o colaboratório oferece ajuda de custo para transporte público nos dias de realização da oficina.

Programação CoLaboratório #CENTROVIVO

Segunda-feira (23/05)

O CoLaboratório irá entender perspectivas dos desafios das pessoas em situação de rua por meio da fala de especialistas.

Terça-feira (24/05)

Participantes da oficina irão a campo para ouvir as pessoas em situação de rua e entender quais problemas as atingem.

Quarta-feira (25/05)

Na quarta-feira será dia de realizar uma análise sobre as informações coletadas, mapeando desafios passíveis de intervenção, além de construir colaborativamente projetos que apoiem na mitigação dos desafios.

Quinta-feira (26/05)

Será verificada a pertinência e impacto dos projetos pensados no dia anterior, orientando caminhos para sua execução.

Sexta-feira (27/05)

No último dia, serão realizadas apresentações dos projetos desenvolvidos e será celebrado o fim do CoLaboratório #CENTROVIVO.

Serviço

CoLaboratório #CentroVIVO

Local: Espaço Criadouro
Endereço: Rua Ulhôa Cintra, 122, Santo Antônio, Recife-PE
Data: de 23 a 27 de maio
Horário: das 14h às 17h
Mais informações: [email protected]

Comentários