FENÔMENO

ECLIPSE LUNAR TOTAL: Saiba tudo sobre o fenômeno do eclipse Lua de Sangue que ocorrerá neste domingo (15)

Entenda o que é um eclipse, o que causa a lua de sangue e se será possível assistir ao fenômeno no Brasil

Anderson Alves
Anderson Alves
Publicado em 13/05/2022 às 13:09 | Atualizado em 14/05/2022 às 15:39
Divulgação/Agência Espacial Europeia (ESA)
Eclipse lunar total formará 'Lua de Sangue' neste domingo (15) - FOTO: Divulgação/Agência Espacial Europeia (ESA)

Se prepare, o eclipse 'Lua de Sangue' vem aí! O grande fenômeno da natureza ocorre neste domingo (15).

Nesta matéria fique sabendo o que é um eclipse, o que causa a lua de sangue e se será possível assistir ao fenômeno a olho nu no Brasil.

..

Agência Espacial Europeia (ESA)
Veja o horário do eclipse lunar total e se ele será visível do brasil - Agência Espacial Europeia (ESA)

Neste fim de semana ocorre o primeiro eclipse lunar total deste ano, também popularmente conhecido como Lua de Sangue.

..

O QUE É UM ECLIPSE?

Um eclipse ocorre sempre que um planeta ou corpo celeste entra na sombra de outro. Assim, quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar. Quando a Terra é atingida pela sombra da Lua, acontece um eclipse solar.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DO ECLIPSE?

O eclipse lunar é causado pelo alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, o que faz com que o satélite entre na zona de sombra do planeta, seja na região de umbra, seja na de penumbra. É importante destacar que o eclipse lunar somente ocorre durante a fase da Lua cheia.

LUA DE SANGUE? Porque a Lua fica vermelha durante o eclipse?

Mesmo durante um eclipse total, a Lua não desaparece completamente na sombra da Terra, por isso ela assume uma coloração avermelhada ou alaranjada. Por isso também, ela recebe o título de Lua de Sangue. Mais por quê isso acontece?

Isto é a consequência da dispersão da luz do Sol na atmosfera da Terra que desvia apenas certos comprimentos de onda para dentro da região da umbra.

..

 

Que horas o eclipse lunar total acontecerá?

A Lua começará a passar pela sombra da Terra às 22h23 do domingo (15) e terminará às 2h55 de segunda (16), no horário de Brasília. Segundo os cálculos estimativos, o período em que ela estará totalmente coberta será de 0h30 à 1h54.

Será possível ver no Brasil?

O fenômeno será visível para quem estiver na América do Norte e do Sul, Europa, África e partes da Ásia. Já para a Nova Zelândia, o leste da Europa e o Oriente Médio, o eclipse será penumbral (quando a Lua passa somente pela penumbra da Terra, de modo que sua cobertura, ainda que total, ela não fica nem escondida, apenas com o brilho mais fraco).

Aqueles que não conseguirem assistir ao evento diretamente, não precisam se preocupar. Várias plataformas na Internet prometem fazer a transmissão do eclipse em tempo real

VEJA O ECLIPSE LUNAR LUA DE SANGUE AO VIVO

O canal oficial da Agência Espacial estadunidense, a NASA no YouTube convida “Junte-se aos especialistas da NASA para aprender sobre esse incrível fenômeno natural“, diz um comunicado da agência, afirmando que além de acompanhar, os espectadores poderão fazer perguntas ao vivo. Veja a transmissão do eclipse:

Agência Espacial Europeia (ESA)
Eclipse lunar total - FOTO:Agência Espacial Europeia (ESA)