astronomia

ECLIPSE LUNAR: fenômeno da 'Lua de Sangue' acontece neste domingo (15); veja onde será possível ver no Brasil

Lua estará completamente coberta pela sombra umbral da Terra.

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 13/05/2022 às 7:39 | Atualizado em 13/05/2022 às 7:50
Notícia
Leon LORD / AFP
A lua é retratada acima de Suva em Fiji em 26 de maio de 2021, durante um eclipse lunar total - FOTO: Leon LORD / AFP
Leitura:

Mais um fenômeno da natureza deve ocorrer neste mês de maio. Dessa vez, um eclipse lunar total, popularmente conhecido como "Lua de Sangue", acontece na madrugada do domingo (15) para a segunda-feira (16).

O QUE É UM ECLIPSE LUNAR?

A "Lua de Sangue" deste domingo será o primeiro eclipse lunar total de 2022. O fenômeno ocorre quando quando a Lua entra na sombra umbral da Terra, que bloqueia a luz do Sol de chegar ao satélite natural.

..

QUE HORAS SERÁ O ECLIPSE LUNAR?

O eclipse lunar total acontece neste domingo, 15 de maio de 2022, a partir das 23h28. O fenômeno segue até as 2h55 da segunda-feira (16).

Entre 0h30 e 1h14, a Lua estará completamente coberta pela sombra umbral da Terra. No entanto, os brasileiros não poderão acompanhar o fenômeno. Pelo menos não no céu do Brasil.

O fenômeno será visível apenas para quem estiver olhando para o céu da América do Norte, Europa, África e partes da Ásia.

Mas a boa notícia é que o eclipse lunar pode ser acompanhado pela internet. O canal oficial da Agência Espacial dos Estados Unidos, a NASA, realiza uma transmissão ao vivo do evento neste domingo (15). Acompanhe:

Comentários

Mais Lidas