astronomia

ECLIPSE LUNAR: fenômeno da 'Lua de Sangue' acontece neste domingo (15); veja onde será possível ver no Brasil

Lua estará completamente coberta pela sombra umbral da Terra.

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 13/05/2022 às 7:39 | Atualizado em 13/05/2022 às 7:50
Notícia
Leon LORD / AFP
A lua é retratada acima de Suva em Fiji em 26 de maio de 2021, durante um eclipse lunar total - FOTO: Leon LORD / AFP

Mais um fenômeno da natureza deve ocorrer neste mês de maio. Dessa vez, um eclipse lunar total, popularmente conhecido como "Lua de Sangue", acontece na madrugada do domingo (15) para a segunda-feira (16).

O QUE É UM ECLIPSE LUNAR?

A "Lua de Sangue" deste domingo será o primeiro eclipse lunar total de 2022. O fenômeno ocorre quando quando a Lua entra na sombra umbral da Terra, que bloqueia a luz do Sol de chegar ao satélite natural.

..

QUE HORAS SERÁ O ECLIPSE LUNAR?

O eclipse lunar total acontece neste domingo, 15 de maio de 2022, a partir das 23h28. O fenômeno segue até as 2h55 da segunda-feira (16).

Entre 0h30 e 1h14, a Lua estará completamente coberta pela sombra umbral da Terra. No entanto, os brasileiros não poderão acompanhar o fenômeno. Pelo menos não no céu do Brasil.

O fenômeno será visível apenas para quem estiver olhando para o céu da América do Norte, Europa, África e partes da Ásia.

Mas a boa notícia é que o eclipse lunar pode ser acompanhado pela internet. O canal oficial da Agência Espacial dos Estados Unidos, a NASA, realiza uma transmissão ao vivo do evento neste domingo (15). Acompanhe:

Comentários