SÃO JOÃO DE CARUARU

POLÊMICA NO SÃO JOÃO DE CARUARU: é proibida a manifestação política de artistas nos shows

Conteúdo está no edital publicado em março e descumprimento pode resultar na suspensão do cachê

Hellen Gouveia
Hellen Gouveia
Publicado em 20/05/2022 às 12:46 | Atualizado em 24/05/2022 às 8:03
Notícia
Foto: Wenyson Aubiergio / Acervo JC Imagem
Em 2018, São João de Caruaru contou com mais de 500 artistas entre os 21 polos de animação - FOTO: Foto: Wenyson Aubiergio / Acervo JC Imagem

Uma das maiores festas de São João do país, em Caruaru, tem tema polêmico nesta sexta-feira (20). A manifestação política de artistas é vedada nos shows e a informação consta no item 9.3 do edital de inscrição que diz: “ Não serão contratadas atrações artísticas e culturais que expressem conteúdo discriminatório e/ou político de qualquer natureza”.

 

Em uma entrevista concedida ao coletivo de jornalismo independente de Recife, Marco Zero, o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Rubens Júnior, disse que não enxerga a medida como censura. Afirmou ainda que a cláusula do edital se trata de uma “recomendação” aos artistas. No entanto, a cláusula afirma que o descumprimento pode levar à suspensão do cachê da apresentação.


A situação está sendo bastante discutida por internautas na postagem realizada pela TV Jornal Interior que buscou entender a opinião do público sobre o assunto. São quase mil comentários com opiniões como: “Não! Sendo assim deixou de ser democracia” ou “Concordo plenamente. Quem vai ao show quer se divertir, ouvir música e não comentários políticos”.

 

 

LEIA TAMBÉM:

SÃO JOÃO DE CARUARU 2022: Veja programação completa de todos os polos da festa; saiba quais são as atrações

Solange Almeida e Mari Fernandez são algumas das atrações do Arraiá do Gonzagão, em Caruaru

 O que fazer em Caruaru no São João? Conheça cinco pontos turísticos da Capital do Forró

 

*Com informações do portal Marco Zero e Blog Cenário

Atualização

A Prefeitura de Caruaru lançou uma nota afirmando que o edital foi mal redigido e que não irá haver pena para quem se manifestar nas festas de São João.

Confira na integra:

A Prefeitura de Caruaru afirma, categoricamente, que não há qualquer possibilidade de censura a artistas durante o São João do município. O texto do edital, mal redigido, foi pensado por burocratas que buscavam evitar a politização de um evento que tem como finalidade o entretenimento, a valorização da cultura e a celebração religiosa das festas de junho. Nosso compromisso é absoluto e irrestrito com a liberdade de expressão, essencial para assegurar a continuidade do processo democrático. Não haverá qualquer tipo de pena para quem se livre manifestar durante o evento. Queremos fazer uma festa vibrante, em que reine a paz e a união das pessoas, e que leve felicidade para o povo de Caruaru e aos nossos milhares de visitantes. Afinal, este será o São João do Reencontro.

Comentários