IMPOSTO DE RENDA

IRPF 2022: Receita Federal libera consulta ao 1º lote de restituições do Imposto de Renda; Veja quando a parcela será paga

Primeiro lote da restituições será pago no dia 31 de maio; Consulte agora e veja o calendário de pagamentos

Anderson Alves
Anderson Alves
Publicado em 24/05/2022 às 13:27
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Consulta está disponível no site da Receita Federal - FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Receita Federal liberou a partir das 10h de hoje (24), a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) deste ano. Veja como consultar se você será contemplado e confira a tabela de pagamentos das restituições do IRPF.

..

Para quem será pago o 1º Lote de Restituições do IRPF 2022?

Nesta primeira remessa, o crédito será pago para mais de 3 milhões contribuintes. Os pagamentos serão destinados a contribuintes que têm prioridade legal, como: 

  • idosos acima de 80 anos;
  • contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Quando será pago o 1º Lote de Restituições do Imposto de Renda 2022?

O pagamento do primeiro lote de restituições do Imposto de Renda será realizado apenas a partir do dia 31 de maio e o valor total das restituições será de R$ 6,3 bilhões.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Para realizar a consulta, o contribuinte deve:

  1. Acessar a página da Receita Federal na internet;
  2. Clicar em "Consultar a Restituição";
  3. Escolher entre "consulta simplificada" ou "consulta completa da situação da declaração".

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a informação, corrigindo o que esteja equivocado.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Como o pagamento da restituição do IRPF é realizado?

O pagamento da restituição do IRPF é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal do Banco do Brasil, ou ligando para a Central de Relacionamento do banco por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (no caso de deficientes auditivos).

Se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, o pagamento deverá ser solicitado novamente. 

CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS IRPF 2022

  • 1º lote: 31 de maio (Dia em que termina o prazo para entrega da declaração)
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro