astronomia

CHUVA DE METEOROS: como foi a chuva de meteoros ontem (30/05)? Saiba quando fenômeno astronômico ocorrerá novamente

O fenômeno chamou atenção por ser a primeira vez que acontece em quase 200 anos.

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 31/05/2022 às 10:07
Notícia
ILUSTRATIVA/ARMAN ALCORDO JR.PEXELS
Para ver a chuva de meteoros, observador deve estar em local de baixa poluição luminosa e olhar na direção norte - FOTO: ILUSTRATIVA/ARMAN ALCORDO JR.PEXELS
Leitura:

O fenômeno astronômico chamado de "Tau-Herculídeas" marcou a madrugada dessa terça-feira (31). A chuva de meteoros pôde ser observada em diversas regiões do Brasil, com melhores chances para quem estivesse no Norte do país.

Apesar de ser visível em parte do território brasileiro, a melhor visibilidade do fenômeno estava marcada para acontecer no hemisfério Norte, principalmente nos Estados Unidos e América Central.

De acordo com a previsão dos especialistas, cerca de 100 mil meteoros por hora iriam cortar o céu em uma velocidade de 16 km/s, considerada baixa. O fenômeno chamou atenção por ser a primeira vez que acontece em quase 200 anos. A última tempestade desse nível ocorreu em 1833.

..

COMO FOI A CHUVA DE METEOROS?

No entanto, a realidade decepcionou muitos apaixonados por astronomia que ficaram até tarde acordados esperando o fenômeno raro, pois até mesmo os moradores do hemisfério Norte não conseguiram bons resultados.

"Essa pode não ter sido a "chuva de meteoros das nossas vidas", mas ainda assim estou orgulhoso desse garotinho", escreveu um dos internautas, com o registro de um dos meteoros cortando o céu.

TERÁ MAIS CHUVA DE METEOROS EM 2022?

Em julho, agosto, novembro e dezembro podem acontecer momentos em que o céu ficará mais bonito com os pontos de luz. No entanto, ainda não foi comprovada a boa visibilidade do evento e em qual parte do planeta eles devem acontecer.

Comentários

Mais Lidas