PIADA

Chuva de meteoros frustra brasileiros e vira 'meme' nas redes sociais

Internautas não perdoaram a "tímida" chuva de meteoros Tau-Herculídeas

Anderson Alves
Anderson Alves
Publicado em 31/05/2022 às 13:01 | Atualizado em 31/05/2022 às 13:07
Notícia
Observatório Espacial Heller-Jung
Registro de chuva de meteoros Tau Herculídeas do dia 30 de maio, feito em Porto Alegre (RS) pelo Observatório Espacial Heller-Jung. - FOTO: Observatório Espacial Heller-Jung
Leitura:

A tímida chuva de meteroros da Tau-Herculídeas frustrou a expectativa dos internautas, astrônomos e pesquisadores do Brasil e do mundo, nesta terça-feira (31/5). Isso por que em vários lugares foi difícil de realizar a observação do fenômeno estelar.

Apesar da previsão de 100 mil meteoros por hora e da expectativa de "um dos maiores espetáculos astronômicos observáveis a olho nu no ano de 2022", algumas pessoas reclamavam do tempo nublado impedindo a visibilidade das estrelas, outros reclamaram de não ver meteoro algum, sendo "enganados" pelas probabilidades.

Nas redes sociais, a falta de meteoros causou divertidas reações entre os internautas e virou piada no Twitter. Confira:

Segundo especialistas, o pico máximo da chuva de meteoros no Brasil foi de um meteoro a cada 20 segundos. Em seguida, houve um rápido momento com três meteoros a cada segundo.

Chuva de meteoros Tau Herculídeas

Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), geralmente, as tempestades de meteoros são provocadas por densas nuvens de partículas ejetadas durante a fragmentação de um cometa ou asteroide.

A Tau Herculídeas é, na verdade, um rastro de pedaços de um cometa fragmentado, o 73P/Schwassmann-Wachmann, ou SW3. Ele foi partido em pedaços em 1995. O cometa só seria visível no céu terrestre, dada sua trajetória e velocidade, a partir do mês de agosto.

O canal The Virtual Telescope Project transmitiu ao vivo a chuva de meteoros com telescópios em vários lugares do mundo. Confira:

Com informações do Metrópoles

Comentários

Mais Lidas