doença

VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL: saiba em que estados há casos suspeitos da doença e veja os sintomas

Segundo o Ministério da Saúde os pacientes com suspeita de varíola dos macacos estão "isolados e em recuperação"

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 07/06/2022 às 11:21
Notícia
Foto: iStock
Varíola dos Macacos no Brasil - FOTO: Foto: iStock

O número de casos suspeitos de varíola dos macacos subiu para sete, segundo o Ministério da Saúde. O caso mais recente em investigação foi notificado nesta segunda-feira (6) pela Secretaria de Saúde do estado de São Paulo. No entanto, até o momento, o Brasil não possui nenhum caso confirmado de varíola dos macacos.

Os estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um, e outros dois casos são monitorados em Rondônia.

..

Segundo o Ministério da Saúde os pacientes com suspeita de varíola dos macacos estão "isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que foram confirmados 780 casos de varíola dos macacos em 27 países onde o vírus não é endêmico, e sustenta que o nível de risco global é moderado.

"É altamente provável que outros países identifiquem mais casos e que haverá maior expansão do vírus", garantiu a organização de saúde do sistema ONU.

SINTOMAS

A varíola dos macacos é uma doença rara, menos severa que sua versão humana, que provoca pústulas que se proliferam pelo corpo, febre, calafrios e dores, entre outros sintomas.

As suspeitas quando identificadas ainda seguem uma investigação no intuito de descartar as doenças que se enquadram como diagnóstico diferencial, como a varicela (catapora), sarampo, dengue, zika, chikungunya, herpes zoster, herpes simples, infecções bacterianas de pele, sífilis, reações alérgicas, entre outras.

* Com informações da Agência Brasil e AFP

Comentários