VARÍOLA DOS MACACOS

VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL: Varíola dos macacos tem cura? Saiba quais os sintomas

O primeiro de VARÍOLA DOS MACACOS no Brasil foi confirmado em São Paulo nesta quarta-feira (8)

Julianna Valença
Julianna Valença
Publicado em 08/06/2022 às 15:49 | Atualizado em 08/06/2022 às 16:45
OMS/CENTRO DE CONTROLE DE DOENÇAS DA NIGÉRIA
A doença causa erupções na pele - FOTO: OMS/CENTRO DE CONTROLE DE DOENÇAS DA NIGÉRIA

O primeiro caso de VARÍOLA DOS MACACOS no Brasil foi confirmado em São Paulo nesta quarta-feira (8). Além deste, outros sete casos estão sendo investigados no país. 

A doença deixa sanitaristas em alerta, já que, até o momento, existe aumento dos casos registrados. Pelo menos 1.077 casos estão confirmados em pelo menos 31 países.

Segundo o G1, o primeiro caso da Varíola dos Macacos no Brasil foi identificado em um homem de 41 anos que viajou à Espanha. O paciente está em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na Zona Oeste de São Paulo.

VARÍOLA DOS MACACOS SINTOMAS:

Os sintomas iniciais de um paciente infectado com o vírus da Varíola dos Macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Após a febre, a pessoa desenvolve erupções na pele.

VARÍOLA DOS MACACOS TEM CURA?

A ortopoxvirosis simia, ou Varíola dos Macacos, como é popularmente conhecida, é, na maioria dos casos, uma doença que não exige tratamento. Os sintomas podem desaparecer sozinhos em duas a três semanas.

VARÍOLA DOS MACACOS É FATAL?

Em geral, quem é acometido pela Varíola dos Macacos apresenta casos leves, que em alguns casos, passam desapercebidos.

A taxa de mortalidade de casos para o vírus que circula na África Ocidental é de 1%, segundo o Instituto Butantan. Outro tipo de varíola dos macacos que circula na bacia do Congo, na África Central, chegaria a 10%.  

No entanto, autoridades sanitaristas enfatizam que é preciso ficar atento a infecção de grupos mais vulneráveis como crianças e bebês. A OMS já alertou que a varíola durante a gravidez pode levar a complicações como varíola congênita ou até morte do bebê.

VARÍOLA DOS MACACOS COMO SE TRANSMITE?

O vírus da Varíola dos Macacos pode ser transmitido através de contato com gotículas exaladas por um  infectado (humano ou animal). Além de contato com as lesões na pele ou materiais contaminados.

VARÍOLA DO MACACO: por que DOENÇA está colocando MUNDO em ALERTA?

REPRODUÇÃO/WIKIPEDIA
Erupções causadas pela varíola dos macacos no corpo de uma menina na Libéria - FOTO:REPRODUÇÃO/WIKIPEDIA