RENÚNCIA DOM FERNANDO SABURIDO: decisão foi anunciada pelo Arcebispo de Olinda e Recife nesta sexta-feira (10); entenda motivos

Religioso deixará Arquidiocese de Olinda e Recife

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 10/06/2022 às 9:49
Notícia
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Visita de Dom Fernando Saburido ao SJCC - Benção - Dom Saburido - SJCC - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM

Dom Fernando Saburido anunciou, nesta sexta-feira (10), data em que completa 75 anos de idade, sua renuncia ao cargo de arcebispo de Olinda e Recife. De acordo com o líder religioso, o direito canônico determina que bispos devem deixar suas funções ao completar 75 anos de idade.

"Meus queridos irmãos e irmãs, hoje, dia 10 de junho, tenho a alegria de completar meus 75 anos de vida. Conforme prescreve o código de direito canônico, no canon 401, parágrafo 1º, o bispo que completa esta idade precisa renunciar ao cargo que ele vinha exercendo na diocese", disse dom Fernando em vídeo.

..

Assista a renúncia de Dom Fernando Saburido:

Dom Fernando deve enviar uma carta de renúncia ao Papa Francisco, em Roma, ainda nesta sexta-feira (10).

Trajetória de Dom Fernando Saburido

O bispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido nasceu em 10 de junho de 1947, no Distrito de Jussaral, na cidade pernambucana do Cabo de Santo Agostinho. Foi ordenado padre em 17 de dezembro de 1983, aos 36 anos de idade. Ele é formado em filosofia e teologia.

Na Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando foi eleito bispo em 1º de julho de 2009 e foi empossado em agosto daquele mesmo ano. Em 2022, portanto, completaria 13 anos como chefe da Igreja Católica no Grande Recife.

Antes, Dom Fernando também foi bispo da cidade de Sobral, no Ceará, entre 2005 e 2009.

Comentários