combustível

AUMENTO GASOLINA: Em vez de cair, preço da gasolina deve aumentar nesta sexta-feira (17); Entenda

A gasolina está com o preço congelado nas refinarias da Petrobras há quase cem dias

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 17/06/2022 às 8:16
Notícia
Marcello Casal jr/Agência Brasil
Combustíveis podem passar por novo reajuste - FOTO: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Leitura:

Nessa quinta-feira (16), o conselho de administração da Petrobras fez uma reunião de emergência para tentar resolver o impasse em torno do preço dos combustíveis. Isso porque a diretoria executiva da Petrobras pode anunciar um aumento nos preços dos combustíveis nesta sexta-feira (17). O valor da alta não foi informado aos conselheiros.

Convocado às pressas pelo presidente do conselho, Márcio Weber, o encontro, segundo apurou o Estadão/Broadcast, foi pedido pelos ministros de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e da Casa Civil, Ciro Nogueira.

..


A gasolina está com o preço congelado nas refinarias da Petrobras há quase cem dias, enquanto o diesel teve o preço elevado pela última vez há 36 dias.

Dados da Associação Brasileira dos Importadores e Combustíveis (Abicom) mostram que a defasagem chega a 18% no diesel e de 14% na gasolina frente às cotações internacionais.

Com os preços defasados em relação ao exterior, a Petrobras tem sofrido pressão do governo para manter a gasolina e o diesel congelados até as eleições, enquanto o mercado espera que a empresa prossiga com a sua política de preço de paridade de importação (PPI).

Nos últimos dias, o governo se reuniu duas vezes com a diretoria da Petrobras para tentar evitar o aumento do preço dos combustíveis.

Na noite desta quinta (16), em transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro disse esperar que a Petrobras não aumente os preços dos combustíveis. "Eu só posso entender que um reajuste da Petrobras agora seria um interesse político para atingir o governo federal", afirmou o chefe do Executivo.

 

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Mais Lidas