Economia

BANCO CENTRAL VALORES A RECEBER: Nova CONSULTA do dinheiro esquecido foi liberada? Saiba mais e veja como consultar

Valores 'esquecidos' em contas-correntes ou poupança serão devolvidos

Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 28/06/2022 às 9:27
Notícia
José Cruz/Agência Brasil
O valor disponibilizado para saque do PIS está "esquecido" - FOTO: José Cruz/Agência Brasil

Muitos cidadãos estão aguardando a liberação da nova consulta do Sistema Valores a Receber do Banco Central para ter acesso ao "dinheiro esquecido" em contas-correntes ou poupança.

Além disso, também serão devolvidos os valores cobrados indevidamente em tarifas de crédito; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; e recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

..

O sistema será atualizado e terá novas informações repassadas pelas instituições financeiras. Portanto, quem não tinha valores para receber inicialmente, deve realizar a consulta novamente porque pode haver novos recursos disponíveis para o resgate.

NOVA CONSULTA DOS VALORES A RECEBER FOI LIBERADA?

A data da liberação da consulta do Sistema Valores a Receber ainda não foi divulgada e não foi antecipada.

COMO CONSULTAR OS VALORES A RECEBER E SACAR?

A consulta pode ser feita pela internet, na nova plataforma do Banco Central. Atualmente, ela está temporariamente suspensa.

Quem já fez a primeira consulta recebeu uma data para voltar ao site do valoresareceber.bcb.gov.br.

  • Se ainda não tiver realizado a consulta, acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br e consulte se tem algum dinheiro para receber usando o número do CPF e data de nascimento.
  • É necessário ter acesso à conta Gov.br nível prata ou ouro para poder consultar.
  • Depois da primeira consulta, deve-se acessar novamente o site valoresareceber.bcb.gov.br na data que foi informada e fazer login.
  • Depois, escolha uma das opções: valor a receber; a instituição que deve devolver o valor; a origem do dinheiro esquecido.
  • Para receber o valor por Pix, escolha a opção "Solicitar por aqui". Para entrar em contato e combinar qual será a instituição de sua escolha para receber o valor, clique em "Solicitar via instituição".

Comentários