dinheiro

FGTS 2022: veja se tem direito a SAQUE EXTRAORDINÁRIO de até R$ 1 mil

Saque extraordinário pode ser feito por trabalhadores com saldo em contas do FGTS

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 28/06/2022 às 10:12
Notícia
Marcello Casal/Agencia Brasil
CALENDÁRIO PIS 2021; CALENDÁRIO PIS 2022: PIS ano base 2021 vai ser pago quando? Confira as últimas informações - FOTO: Marcello Casal/Agencia Brasil

Caixa Econômica Federal montou um calendário para liberar os pagamentos do saque extraordinário FGTS 2022 de até R$ 1 mil, de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores que têm saldo em contas do fundo.

O calendário já encerrou, mas ainda é possível resgatar os valores até o dia 15 de dezembro deste ano. Se o dinheiro não for retirado até essa data, voltará para as contas vinculadas do FGTS, sem prejuízos ao trabalhador. 

..

Como fazer o saque extraordinário FGTS 2022?

O saque extraordinário do FGTS é creditado automaticamente em uma conta aberta pela Caixa Econômica Federal no nome do trabalhador. Para ter acesso aos recursos do saque, é preciso entrar no aplicativo Caixa Tem.

Pelo app, é possível transferir o dinheiro para outra conta, ou fazer pagamentos, compras com QR Code e saque em dinheiro.

Saque extraordinário FGTS 2022 não foi liberado, o que fazer?

Alguns trabalhadores não tiveram os recursos liberados. Os recursos do saque extraordinário do FGTS podem ser bloqueados em casos de: garantia de operações de crédito de antecipação do saque aniversário; determinação judicial; pedido de devolução de valor recolhido pelo empregador e dados inconsistentes.

Em alguns casos, o trabalhador ainda pode solicitar a liberação dos valores através do aplicativo do FGTS, sem a necessidade de ir a uma agência da Caixa.

Quem tem direito ao saque extraordinário do FGTS?

Têm direito ao saque extraordinário do FGTS os trabalhadores com saldo em contas ativas e inativas do fundo de garantia.

Os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário também podem realizar o saque extraordinário do FGTS.

No entanto, caso o trabalhador tenha feito também a antecipação do saque-aniversário, pode ter parte ou a totalidade do saldo bloqueado para saque em razão da garantia do empréstimo.

Comentários