ASSUMIDO

ÁRBITRO GAY: Saiba quem é o árbitro brasileiro que assumiu sua homossexualidade; veja os detalhes

"Passei minha vida sacrificando o que sou para me proteger da violência física e emocional da homofobia", disse Benevenuto

Alan Dias
Alan Dias
Publicado em 08/07/2022 às 13:13 | Atualizado em 08/07/2022 às 13:17
Reprodução/Instagram
Igor Benevenuto; Árbitro FIFA; Árbitro Gay - FOTO: Reprodução/Instagram

O árbitro Igor Benevenuto (41), do quadro da Federação Mineira de Futebol, assumiu publicamente sua orientação sexual durante um podcast. É a primeira vez que um árbitro FIFA se declara gay. 

Atuando profissionalmente desde os 18 anos, Benevenuto afirma que descobriu sua sexualidade antes mesmo de iniciar sua carreira na arbitragem.

IGOR BENEVENUTO; ÁRBITRO GAY; 

O pronunciamento foi dado ao podcast "Nos armários dos vestiários", do ge. O árbitro reconhece a dificuldade de trabalhar em um ambiente ainda repleto de homofobia, como é no futebol. O árbitro temeu por integridade física.

"Passei minha vida sacrificando o que sou para me proteger da violência física e emocional da homofobia. E fui parar em um dos espaços mais hostis para um homossexual". afirmou ao podcast. 

PRIMEIRO ÁRBITRO GAY; IGOR BENEVENUTO; 

O árbitro disse que, durante muito tempo, precisou se 'disfarçar' de heterossexual para poder ser socialmente aceito.

"Para ter amigos, eu precisava ser hétero, e para ser hétero era obrigatório ser esse cara do futebol. Então, me escalava e interpretava meu papel", afirmou. 

ÁRBITRO GAY; ÁRBITRO FIFA; IGOR BENEVENUTO; ÁRBITRO MARGARIDA 

Com a enorme repercussão da declaração de Benevenuto, muitas pessoas nas redes sociais relembraram outro árbitro assumidamente gay. 

Margarida, como era conhecido Jorge José Emiliano dos Santos, atuou entre o final dos anos 80 e começo dos anos 90 como árbitro, em especial no futebol carioca.

Um dos primeiros árbitros a se assumir homossexual, o árbitro Margarida faleceu em 1995, aos 40 anos, mas até hoje é lembrado pelos torcedores da época.