EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL vai ser aprovado, garante ministro de BOLSONARO; veja o que ele falou

Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento assegura que Bolsonaro sancionará empréstimo Auxílio Brasil

Alan Dias
Alan Dias
Publicado em 03/08/2022 às 10:56 | Atualizado em 04/08/2022 às 7:50
Notícia
Wilson Dias/Agência Brasil
Bolsonaro - FOTO: Wilson Dias/Agência Brasil

No último dia do prazo para assinatura do empréstimo Auxílio Brasil, beneficiários aguardam a sanção de Jair Bolsonaro (PL). 

O presidente ainda não se pronunciou oficialmente sobre a lei, mas a expectativa é de que o consignado Auxílio Brasil seja assinado.

Apesar do silêncio presidencial, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, assegurou que o empréstimo Auxílio Brasil será aprovado.

Confira o que o ministro falou sobre o empréstimo Auxílio Brasil

EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL

Ronaldo Bento concedeu entrevista na última sexta-feira (29/07) à TV Record e assegurou que Bolsonaro aprovará o empréstimo Auxílio Brasil.

O ministro disse que a previsão é que, após sanção e regulamentação, o consignado Auxílio Brasil estará disponível para os beneficiários ainda no mês de agosto.

Veja a declaração de Ronaldo Bento, ministro de Bolsonaro:

EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL ÚLTIMAS NOTÍCIAS 

Além do otimismo governista sobre a aprovação do empréstimo Auxílio Brasil, um outro fator dá margem para crer que a lei será mesmo aprovada.

O processo de aprovação de uma medida provisória prevê que, caso o prazo para aprovação se encerre sem assinatura, a lei será sancionada tacitamente. Ou seja, só um veto de Bolsonaro impede a liberação do consignado Auxílio Brasil.

Em casos assim, o poder legislativo 'se responsabiliza' pela lei, já que a medida foi aprovada nas duas casas (Câmara e Senado).

COMO FUNCIONA O EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL?

O texto do empréstimo Auxílio Brasil prevê que os beneficiários do programa possam contrair consignados, algo que não era possível sem a iniciativa.

Além da possibilidade de contratar o crédito, está previsto um aumento na margem do consignado. Agora, será possível comprometer até 40% dos proventos para pagar o empréstimo.

Simplificando, se o valor base for R$ 400, o beneficiário poderá destinar, no máximo, R$ 160 para pagamento do consignado Auxílio Brasil

Comentários