Mais de dois meses após as tragédias das chuvas em Pernambuco, o Governo do Estado inicia, nesta quarta-feira (3), o pagamento do benefício continuado de um salário mínimo a familiares de pessoas que vieram a óbito em decorrência dos temporais e da falta de infraestrutura urbana.
Ao todo, foram 133 vítimas no Estado desde o final de maio de 2022. No entanto, neste primeiro momento, estão habilitados apenas 82 beneficiários que tinham parentesco com 57 vítimas. Os cadastros dos demais beneficiários seguem em processo de análise e validação.
“É um trabalho com alguma complexidade, pois é necessário recolher uma série de documentos e validar esses cadastros com todo o cuidado, considerando que é um pagamento que vai acontecer por tempo indeterminado, de forma continuada. Estamos garantindo de forma retroativa, ou seja, há pessoas que estão recebendo dois salários mínimos neste primeiro mês.”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Edilazio Wanderley.
..
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: Estado vai estender auxílio para cidades da Mata Sul e Agreste atingidas pelas últimas chuvas
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: Como estão as barragens em Pernambuco após fortes chuvas? Saiba mais
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: número de pessoas fora de casa passa de 7 mil e 15 cidades decretam situação de emergência
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: alerta do Inmet aponta para risco potencial em algumas áreas do estado; veja municípios atingidos
AUXÍLIO PERNAMBUCO
Além do benefício continuado, o Governo do Estado instituiu ainda o Auxílio Pernambuco. O benefício de R$ 1,5 mil é pago em parcela única, para mais de 100 mil famílias que ficaram desabrigadas, desalojadas ou que tiveram prejuízo material por conta dos temporais.
Para receber o benefício, é necessário comprovação desses danos por laudo emitido pelas prefeituras e inscrição no Cadastro Único.
*Com informações do JC
Comentários