EDUCAÇÃO

RETORNO ESCOLAR: Novo semestre é decisivo para retenção de alunos

Trabalhar aulas mais dinâmicas podem ajudar a reduzir o índice de abandono, garante o Sistema GGE

Redação do Ne10 Interior
Redação do Ne10 Interior
Publicado em 11/08/2022 às 12:38 | Atualizado em 11/08/2022 às 12:47
Notícia
Divulgação
A pandemia também foi um fator que aumentou as taxas de evasão escolar, diz relatório do Unicef. - FOTO: Divulgação

O segundo semestre chegou e a migração de alunos na metade do ano escolar vem se tornando cada vez mais frequente. Apesar de comum, essa decisão precisa ser tomada com cautela pela família e ser bem orientada pela escola. Afinal, é necessário compreender quais os motivos para essa mudança e de que forma é possível reverter esse quadro para não comprometer o desenvolvimento do estudante.


Especialista em práticas pedagógicas eficientes, o Sistema GGE de Ensino, plataforma de educação que mais cresce no Nordeste, acredita que trabalhar as aulas de forma mais dinâmica pode reduzir o índice desse abandono, principalmente quando existem a falta de interesse, a dificuldade financeira ou a deficiência na aprendizagem – fatores decisivos para que ocorra a transferência de uma escola para outra, antes do final de um ciclo.


Segundo José Veiga, gestor do Colégio GGE, instituição de ensino que adota os materiais didáticos do Sistema e todas as suas ferramentas pedagógicas, a escola precisa estar preparada para esse momento e a solução pode ser um bom planejamento escolar, apostando em inovações nos materiais didáticos e no estímulo às habilidades socioemocionais.


“Existem processos de aprendizagem que podem ajudar nessa retenção, mas o mais importante é que a instituição escolar reflita sobre o que está fazendo para ter essa garantia e a respeito de como está desenvolvendo esse sentimento de pertencimento à escola, entre os alunos e as famílias”, disse Veiga.


Na visão do gestor, pontos importantes devem ser considerados nesse processo, como: se a instituição de ensino está se distanciando da realidade dos alunos; se está totalmente inserida no contexto da sua comunidade; se entende a diversidade que encontra em sala de aula; e, ainda, se os alunos são vistos dentro da sua individualidade e subjetividade.


Além da dificuldade financeira e da deficiência na aprendizagem, razões como a falta de estímulo e a ocorrência de bullying também podem levar um estudante a trocar de instituição ainda no segundo semestre. Mesmo que uma escola não consiga controlar esses efeitos, o gestor garante que é possível, sim, engajar os alunos a partir de uma gestão eficaz, responsável por mapeá-los e usá-los preventivamente no combate a essa realidade.


Por isso, recomenda: “a escola precisa estar conectada às novas práticas e às transformações educacionais que tornam o aluno protagonista no processo de ensino-aprendizagem, bem como apresentar à comunidade as conquistas internas, como aprovações nos vestibulares e participação em Olimpíadas, de modo que se desenvolva o orgulho de fazer parte dessas conquistas tanto nos alunos, como nos pais e funcionários”.


Para José Veiga, as coordenações e os psicólogos são uma ponte para que esse atendimento seja estruturado, buscando identificar pontos positivos e oportunidades de melhorias em cada aluno e reforçando, também, os benefícios do trabalho educacional, apoiado por materiais ricos em conteúdo, dinâmicos e sempre atualizados. Essas são estratégias que norteiam as criações do Sistema GGE de Ensino e de escolas parceiras que “desenvolvem o aluno sem que ele deixe para trás o que foi conquistado ao longo dos seus estudos”, frisou.

 

Sistema GGE de Ensino - É uma solução de aprendizagem que oferece recursos e suporte para apoiar e promover o crescimento de alunos, professores e colégios, alavancando resultados. Respaldados pelo Colégio GGE, com seus 26 anos de atuação em Pernambuco, o Sistema garante uma formação de alta qualidade a milhares de alunos ao longo dos anos. Tudo elaborado com base nas necessidades reais de alunos, professores e instituições de ensino.


Além de todos os recursos multimídia contidos no próprio material didático, em todas as disciplinas de todos os anos – o que se configura como forte diferencial do nosso sistema – o aluno encontra na plataforma digital recursos de pré e pós-aula, reforçando o aprendizado com vídeos, galerias de imagens, exercícios e links direcionados para sites que abordam o conteúdo de maneira mais profunda ou resumida, a depender da orientação do autor do conteúdo.

Comentários