AUXÍLIO BRASIL

EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL: quando será liberado o empréstimo do Auxílio Brasil? Veja o que se sabe

Após sanção, beneficiários aguardam a regulamentação do empréstimo Auxílio Brasil

Alan Dias
Alan Dias
Publicado em 09/08/2022 às 10:03 | Atualizado em 09/08/2022 às 10:39
Divulgação/Caixa
O pagamento do Auxílio Brasil é feito pelo Caixa Tem. - FOTO: Divulgação/Caixa

Sancionado desde a última quarta-feira (3), o empréstimo Auxílio Brasil ainda não está ao alcance dos beneficiários do programa. 

A proposta foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) depois de quase um mês da sua aprovação no Senado, ocorrida em 7 de julho. 

Nesta matéria, saiba todas as novidades do empréstimo Auxílio Brasil e quando será liberado o empréstimo do Auxílio Brasil, além de:

  • empréstimo do Auxílio Brasil;
  • empréstimo consignado Auxílio Brasil;
  • empréstimo Auxílio Brasil liberado;
  • empréstimo Auxílio Brasil aprovado ;
  • como contratar o empréstimo Auxílio Brasil.

EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL 

A proposta do empréstimo Auxílio Brasil possibilita a contratação de crédito consignado por parte dos beneficiários do programa. 

Ao contrair o empréstimo Auxílio Brasil, o beneficiário pode comprometer até 40% do valor recebido para pagar o crédito.

Tomando por base o valor de R$ 600, o cidadão poderá destinar até R$ 240 para pagamento do empréstimo Auxílio Brasil.

Por se tratar de um consignado, a parte do benefício destinada ao empréstimo Auxílio Brasil é retido na fonte.

QUANDO SERÁ LIBERADO O EMPRÉSTIMO DO AUXÍLIO BRASIL? 

De acordo com Ronaldo Bento, Ministro da Cidadania, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil estará disponível aos beneficiários em breve.

A previsão do ministro é liberar ainda no mês de agosto o empréstimo Auxílio Brasil. Para que isso ocorra, cabe ao ministério regulamentar a atividade para só então ser realizada pelas instituições financeiras.

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO DO AUXÍLIO BRASIL

Ainda que aprovado, o projeto enfrentou rejeição por parte da oposição. A alegação é de que a facilidade do acesso ao crédito do empréstimo Auxílio Brasil poderia estimular as famílias a um endividamento. 

Por sua vez, o ministro discorda dessa afirmação. Na sua visão, essas famílias não tinham acesso ao crédito formal e tinham que recorrer ao 'mercado paralelo' (agiotas). Com a liberação do empréstimo Auxílio Brasil, poderão contrair crédito de maneira regular.