O Banco Central (BC) poderá liberar em breve uma nova consulta do Sistema de Valores a Receber. A nomenclatura é utilizada para descrever a quantia que foi esquecida em contas-correntes ou poupança. Além disso, fazem parte do sistema valores cobrados indevidamente em tarifas de crédito.
No início do ano, o BC informou que há bilhões de reais esquecidos em bancos e instituições financeiras. Nesta segunda fase, o dinheiro esquecido, segundo o banco, é de mais de R$ 4,1 bilhões.
DE ONDE VEM O DINHEIRO ESQUECIDO?
O dinheiro esquecido Banco Central tem origem de:
- Contas-correntes ou de poupança encerradas, com saldo disponível;
- Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
- Recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.
..
- VALORES A RECEBER NO BANCO CENTRAL: Nova CONSULTA do DINHEIRO ESQUECIDO está liberada? Saiba mais e veja como consultar
- VALORES A RECEBER: Consultas de 'dinheiro esquecido' vão voltar a ser feitas em AGOSTO? Veja últimas notícias sobre o Sistema Valores a Receber
- CONSULTA VALORES A RECEBER: Nova consulta do DINHEIRO ESQUECIDO foi liberada em AGOSTO? Saiba como consultar
COMO CONSULTAR?
O dinheiro esquecido nos bancos poderia ser consultado na nova plataforma do Banco Central (BC). No entanto, o site apresenta que as consultas e solicitações de resgates estão "temporariamente suspensas para aprimoramento”.
Quem realizou a consulta inicial anteriormente, recebeu uma data específica para retornar ao site do valoresareceber.bcb.gov.br. Caso você ainda não tenha feito, basta acessar o portal e fazer a consulta usando o número do CPF e a data de nascimento.
Para consultar o dinheiro esquecido é preciso ter acesso à conta Gov.br, nível prata ou ouro.
SAQUE VALORES A RECEBER
Após realizar a consulta inicial você deve:
- Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data previamente informada;
- Fazer o login;
- Consultar alguma das opções: valor a receber; a instituição que deve devolver o valor; a origem do dinheiro esquecido;
- Clicar na opção "Solicitar por aqui", para receber via Pix, ou na opção "Solicitar via instituição" para entrar em contato e combinar qual será a instituição de sua escolha.
NOVAS REGRAS
Após a conclusão da primeira fase de resgate do dinheiro esquecido, o Sistema Valores a Receber estabeleceu algumas mudanças. Confira:
- Não será preciso realizar agendamento. Portanto, o cidadão poderá pedir o resgate dos recursos no momento da primeira consulta;
- O sistema contará com novas informações repassadas pelas instituições financeiras. Com isso, quem não tinha valores a receber na primeira etapa deve consultar novamente o Sistema.
Comentários