Economia

EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL: Por que ainda não foi LIBERADO? Veja prazo do MINISTÉRIO DA CIDADANIA

Crédito é aguardado pelos beneficiários

Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 15/09/2022 às 7:46 | Atualizado em 15/09/2022 às 7:50
Notícia
Agência Brasil | Montagem: Fernanda Cysneiros - TV Jornal
O Décimo Terceiro do Auxílio Brasil é um projeto do senador Alexandre Silveira (PSD) - FOTO: Agência Brasil | Montagem: Fernanda Cysneiros - TV Jornal

O Empréstimo do Auxílio Brasil continua sendo aguardado pelos beneficiários do programa. Anteriormente, o Ministério da Cidadania havia divulgado uma data para liberação, mas até esta quinta-feira (15), ainda não ocorreu.

O crédito faz parte da modalidade consignado e pode comprometer até 40% do valor do benefício. Ele será descontado automaticamente do valor da parcela mensal.

Os aposentados e pensionistas da Previdência poderão comprometer no máximo 45% do valor dos benefícios.

Poderão ser usados 35% para empréstimos e financiamentos, 5% para operações contraídas por meio de cartão de crédito consignado e 5% para gastos com o cartão de benefícios.

..

QUANDO VAI SER LIBERADO O EMPRÉSTIMO DO AUXÍLIO BRASIL?

O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, havia anunciado em agosto que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil deve ser liberado até o começo de setembro de 2022.

Porém, a liberação pode atrasar e não ser liberada até o final do mês. Um dos motivos é a divergência sobre o limite da taxa de juros do crédito.

Segundo Ronaldo Bento, o limite de juros deve ser o mesmo que é cobrado no empréstimo consignado do INSS, com taxa fixa de 2,14% ao mês.

Além disso, também acredita-se que o empréstimo pode atrasar por questões políticas. O crédito pode sair apenas perto da data da Eleição.

QUAIS BANCOS ESTÃO FAZENDO O EMPRÉSTIMO DO AUXÍLIO BRASIL?

No momento, nenhum banco está autorizado a fazer o Empréstimo do Auxílio Brasil porque ele ainda não foi liberado.

Apesar disso, alguns bancos já estão fazendo um pré-cadastro com os dados dos interessados em solicitar o crédito quando ocorrer a liberação.

De acordo com o ministro, 17 instituições financeiras estariam aptas a ofertar o empréstimo.

*Com informações do portal Notícias de Mogi

Comentários