Divulgada nessa quinta-feira (22), a nova pesquisa Datafolha para presidente aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança em algumas regiões do Brasil.
No Nordeste, o petista tem ampla vantagem e alcança 62% contra 24% do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. Lula também lidera com 41% das intenções de votos no Sudeste contra 36% de Bolsonaro.
No Centro-Oeste, Bolsonaro ganha com 41% das intenções de votos contra 38% do ex-presidente. E no Sul, os dois aparecem tecnicamente empatados, Bolsonaro tendo 40% das intenções de votos e Lula com 39%.
..
- PESQUISA IPEC PRESIDENTE: Lula pode vencer no primeiro turno? Confira os números da última pesquisa eleitoral
- PESQUISA ELEITORAL PARA PRESIDENTE: Lula tem 10 pontos a mais que Bolsonaro; confira os dados da GENIAL/QUAEST
- PESQUISA ELEITORAL: empate deixa SEGUNDO TURNO indefinido em PERNAMBUCO; confira
- PESQUISA PARA PRESIDENTE: LULA tem 40 pontos a mais que BOLSONARO, segundo DATAFOLHA na Bahia
PRIMEIRO TURNO PARA PRESIDENTE
A pouco mais de uma semana da eleição, Lula tem 47% das intenções de voto ante 33% do atual chefe do Executivo.
Os dois são seguidos por Ciro Gomes (PDT) e pela senadora Simone Tebet (MDB), que têm 7% e 5%, respectivamente. Soraya Thronicke (União Brasil) tem 1% dos votos.
Os demais candidatos não pontuaram. 2% dos entrevistados não sabem ou não responderam e 4% não irão votar.
LULA VENCE NO PRIMEIRO TURNO?
O ex-presidente registra 50% dos votos válidos na pesquisa Datafolha. Com o índice, Lula pode vencer no dia 02 de outubro, sem a necessidade de uma segunda etapa da eleição.
Considerando a margem de erro de dois pontos, o petista teria hoje entre 48% e 52%. Para vencer já no primeiro turno, um candidato precisa obter mais da metade do total de votos válidos, que desconta nulos e brancos.
SEGUNDO TURNO
Lula ainda preserva ampla vantagem num eventual segundo turno contra Bolsonaro. Ele tem 54% das intenções de voto ante 38% do atual chefe do Executivo.
SOBRE A PESQUISA DATAFOLHA
O instituto ouviu 6.754 pessoas em 343 cidades. A pesquisa encomendada pela Folha e pela TV Globo está registrada sob o número BR-04180/2022 no Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Comentários