RESTITUIÇÃO DO IR 2022

CONSULTA RESTITUIÇÕES IRPF 2022: saiba se você está no quinto e último lote do IRPF 2022

Um milhão de contribuintes caíram na malha fina este ano e precisam acertar contas com a Receita Federal; confira

Jefferson Albuquerque
Jefferson Albuquerque
Publicado em 23/09/2022 às 10:32 | Atualizado em 23/09/2022 às 12:40
Receita Federal libera terceiro lote da restituição do Imposto de Renda - Marcello Casal Jr./ABr
CONSULTA LOTE IRPF 2022: Leão liberou nesta sexta-feira (23) a consulta da restituição do quinto e último lote; veja como consultar - FOTO: Receita Federal libera terceiro lote da restituição do Imposto de Renda - Marcello Casal Jr./ABr

A Receita Federal liberou desde às 10h desta sexta-feira (23) a consulta ao quinto e último lote do imposto de renda 2022. As informações já podem ser consultadas pelo site da Receita, confira no final da matéria. 1,2 milhão de contribuintes serão beneficiados com a restituição do IR 2022.

Os pagamentos estão previstos para ocorrer no dia 30 de setembro. O valor deve ser disponibilizado na conta que foi informada pelo contribuinte no momento em que fez a declaração.

Os lotes remanescentes de outros anos também devem ser liberados para consulta de devolução do imposto de renda nesta sexta (23). Este grupo representa os contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores, mas que acertaram as contas com a Receita Federal posteriormente.

.

QUANDO SAI O ÚLTIMO LOTE DO IMPOSTO DE RENDA 2022

Aqueles que não estiverem contemplados nesta quinta e última etapa de restituição do imposto de renda é porque caíram na malha fina da Receita Federal. Nestes casos, é preciso checar os documentos que faltaram e regularizar a situação junto ao Leão.

A maior parte do problemas encontrados é devido a erro na declaração dos rendimentos. 41,9% dos contribuintes estão com esse tipo de irregularidade.

Para identificar esses e outros problemas, basta acessar o site da Receita Federal, clique aqui.

COMO SABER O VALOR DA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

A consulta ao quinto e último lote do imposto de renda pode ser feita no próprio site em "consultar restituições do imposto de renda", clique aqui.