Em funcionamento desde 2018, o e-Título é o aplicativo criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para servir como alternativa para a versão impressa do título de eleitor. Para quem cadastrou a biometria junto ao TSE, o documento digital pode substituir, inclusive, o documento impresso com foto (exceto se sua foto não estiver aparecendo no aplicativo).
..
- ELEIÇÕES 2022: Qual a porcentagem necessária para um candidato ganhar no 1º turno? Entenda o que significa voto válido
- Posso usar o e-título para votar? Saiba como usar o aplicativo nas Eleições próximo domingo (02
- ELEIÇÕES 2022: como saber o local de votação? Veja AQUI onde fica sua seção eleitoral
A emissão do e-Título, no entanto, só pode ser feita antes do dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das Eleições 2022. O aplicativo pode ser baixado em celulares Android e em iPhones até este sábado (1º). Os recursos ficarão suspensos no dia do pleito.
Segundo o TSE, a partir do dia 3 de outubro, os eleitores podem voltar a emitir ou atualizar o documento para um eventual segundo turno, até o dia 29.
O e-Título reúne informações como nome, número de inscrição do título de eleitor, data de nascimento, número de zona eleitoral e seção, município, nome dos pais. A ferramenta reúne ainda atalhos para outras iniciativas do TSE, como o tira-dúvidas no WhatsApp, o canal no Telegram e um vídeo sobre o funcionamento da urna eletrônica.
Na cabine de votação, não será possível usar o celular nem outros equipamentos eletrônicos. Antes de irem à urna, os eleitores devem desligar os aparelhos e deixá-los em uma mesa receptora com o documento de identificação.
Comentários