piso salarial

PISO SALARIAL DOS ENFERMEIROS: quando o CONGRESSO deve analisar o VETO de Bolsonaro a trecho da lei do piso da enfermagem? Veja últimas notícias do reajuste salarial

Casas Legislativas vão analisar para saber se ele será mantido ou derrubado.

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 11/10/2022 às 8:20
Notícia
FREEPIK
Veja as últimas notícias sobre o processo do piso salarial enfermagem - FOTO: FREEPIK

O presidente Jair Bolsonaro vetou um trecho do Projeto de Lei nº 2.564, de 2020, que instituiu o piso salarial da enfermagem. Aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, o PL 2.564/20 previa a indexação do piso salarial da enfermagem ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Dessa forma, o piso salarial da enfermagem seria atualizado, anualmente, com base no INPC, de forma automática. No entanto, com o veto do Presidente da República ao trecho, a lei volta às Casas Legislativas do Congresso Nacional (Senado e Câmara dos Deputados), que irão analisá-lo para saber se ele será mantido ou derrubado.

..

A justificativa do veto foi a inconstitucionalidade. Segundo o documento, o art. 18, o § 1º e o caput do art. 25 da Constituição seriam violados, também descumprindo o disposto na Súmula Vinculante nº 42 do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Geraria a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies de reajuste para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público, o que violaria o disposto no inciso XIII do caput do art. 37 da Constituição", explicou o estudo da parte vetada.

No estudo da decisão, é dito que o veto também é resultado do não obedecimento do princípio da isonomia, pela falta de justificativa do tratamento diferenciado em relação a outras categorias profissionais.

Comentários