Circula nas redes sociais, desde a última quinta (17), informação sobre uma possível greve dos caminhoneiros no Brasil. Devido a decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de bloquear contas de empresas suspeitas de financiar os atos.
CAMINHONEIROS IRÃO PARAR?
Movimentos bolsonaristas contrários a decisão das urnas de eleger o presidente Lula (PT), pedem intervenção militar, prática considerada inconstitucional.
Em áudios e mensagens que circulam nas redes sociais, dão conta de um apontamento que a classe de todo o Brasil resolveu se unir e parar.
Mensagens como "Greve Geral!!! Após ordem de Alexandre de Moraes para bloquear contas físicas, jurídicas e multar caminhoneiros que estão se manifestando pacificamente em Brasília, profissionais do setor se unem e prometem estacionar os caminhões e não transportar nada em todo território nacional!".
e "Caminhões em GREVE A partir de 18/11/2022 BRASIL PARADO #SOSForças Armadas #ForaDitaduraSTF".
.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE GREVE DOS CAMINHONEIROS
O fato verdadeiro é de que não há nenhuma greve programada pela categoria. E que o movimento de algumas pessoas com caminhões, não é considerada greve.
Desde 2018, quando aconteceu uma greve de caminhoneiros no Brasil (com pautas referentes à categoria e demandas negociáveis), aparecem ameaças de greve de caminhoneiros que vão parar o Brasil.
A expressão "greve dos caminhoneiros", é utilizada como forma de lembrar a população sobre a greve de 2018, mas nenhuma outra manifestação após essa, foi relacionado a categoria.
O resumo geral é de que a informação da possível greve no próximo dia 18 de novembro é falsa, e não representa uma "greve da classe".
Não há registros de bloqueio de estradas por caminhoneiros nesta sexta (18).
Com informações do portal Boatos.org