Nesta quarta-feira (1º) a partir das 10h, teve início a cerimônia de posse dos Deputados Federais e Senadores eleitos. Ambas foram realizadas em momentos distintos.
Hoje, com votação recorde, 464 votos, Arthur Lira foi reeleito presidente da Câmara. Já Rodrigo Pacheco, do PSD, foi reeleito e comandará Senado até 2025.
POSSE DEPUTADOS FEDERAIS
A posse dos 513 Deputados Federais começou a partir das 10h desta quarta-feira (1º) na Câmara dos Deputados. O mandato dos Deputados Federais é de 4 anos, indo de 2023 até 31 de janeiro de 2027.
Cada um dos 513 Deputados foi chamados nominalmente, e fez juramento de cumprimento à Constituição. A chamada começou pela região Norte, e finaliza com a região Sul do Brasil.
Os Deputados Federais de cada unidade federativa são chamados por ordem alfabética.
Após o término da sessão de posse, os deputados seguiram para um segundo compromisso nesta quarta-feira. Participaram da eleição da Mesa Diretora da Câmara, às 16h30.
HORÁRIO DE POSSE DOS SENADORES
A posse dos 27 Senadores foi realizada a partir das 15h no Senado Federal.
Nesta quarta-feira também teve eleições dos presidentes de cada Casa, Senado e Câmara dos Deputados, para o biênio 2023 e 2024.
Veja o roteiro previsto para as cerimônias de posse da Câmara e Senado, respectivamente:
- Cerimõnia de posse dos Deputados Federais - a partir das 10h;
- Término do prazo para formação de blocos parlamentares - a partir das 13h;
- Reunião dos líderes para a escolha dos cargos da Mesa Diretora - a partir das 14h;
- Término do prazo para registro de candidaturas - às 15h30;
- Início da eleição para presidente da Câmara e Mesa Diretora - às 16h30.
- No Senado Federal, a cerimônia de posse começa às 15h e a eleição para presidente do Senado às 16h.
Em caso de aprovação por parte de um terço dos 27 Senadores, a Mesa Diretora da Casa também é definida nesta quarta-feira, caso contrário, será realizada na quinta-feira (2), às 10h.
Nesta mesma quinta-feira (2), haverá uma sessão solene no Congresso Nacional onde os Deputados vão inaugurar a nova legislatura, na cerimõnia estarão presentes representantes dos três poderes.
Fonte: Agência Câmara de Notícias e Bol
Comentários