O piso salarial da enfermagem vem tomando grandes proporções nos últimos meses. A medida já se encontra aprovada pelo congresso e sancionada pelo presidente da república.
Todavia, o reajuste dos enfermeiros ainda não foi implementado em território nacional, devido a uma medida do STF, que suspende a lei do piso da enfermagem.
Já em janeiro, novas medidas foram tomadas pelo Ministério da Saúde em prol de implementar o reajuste, uma delas foi a construção da Medida Provisória da enfermagem, concluída no último dia 2 de fevereiro.
O texto é uma alternativa para a implementação do piso salarial da enfermagem e vem sendo avaliado pelos Ministérios da Saúde e Casa Civil. Entenda mais abaixo;
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM HOJE: Após entrega, MP agora aguarda edição de Lula e considerações do Governo Federal.
No último mês de janeiro, o Ministério da Saúde, fez reuniões com entidades da enfermagem e montou um grupo de trabalho para debater a implementação do piso dos enfermeiros.
Com isso, foi feita a minuta da Medida Provisória, sendo finalizada e entregue à Casa Civil no dia 2 de fevereiro.
Até o momento, a categoria agora espera uma definição do governo federal e a edição da MP pelo presidente Lula.
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e outras entidades que representam a categoria estipulam que a publicação da MP ocorra em março.
PISO DA ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Enfermeiros planejam greve geral da caso piso não for implementado
Porém, caso a implementação não se concretize, a categoria pretende uma paralisação geral, incluindo boa parte dos profissionais da enfermagem.
A paralisação deverá ocorrer no dia 14 de fevereiro, no intuíto de pressionar os órgãos públicos. Porém, caso a situação não mude e o piso não seja pago até março, haverá uma greve geral, deflagrada a partir de 10 de março.