Aprovada pelo congresso e sacionada pelo executivo, a lei do piso salarial da enfermagem ainda enfrenta resistência para ser implementada, suspensa desde setembro de 2022 pelo STF.
Após uma série de reuniões com o ministério da saúde, a estimativa para que o piso salarial da enfermagem seja implementado no contracheque dos profissionais beneficiados foi divulgada pelo Conselheiro do Cofen, Daniel Menezes de Souza.
PISO DA ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Enfermeiro, representante do Cofen, informa quando piso deverá ser aplicado
Em entrevista à Rádio Gaúcha, Daniel Menezes de Souza informou que o piso salarial da enfermagem deverá ser implementado em breve.
"A gente tá estimando ainda nesse primeiro semestre [...]. A fonte de financiamento que era a principal justificativa dos municípios e do setor filantrópico já foi resolvida", comentou o conselheiro.
"Ela está agora em resolução, porque é só fazer a distribuição e a Medida Provisória para ela ter força de lei e valer de imediato", informou Menezes.
A Medida Provisória se baseia na emenda constitucional (EC 127), promulgada no Congresso Nacional, na qual é criado um FUNDENF (Fundo da Enfermagem) para custear o piso salarial da enfermagem.
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM HOJE: Quando o piso da enfermagem será pago?
De acordo com Daniel, a previsão é que no final de fevereiro ou durante o mês de março, a Medida Provisória do reajuste da enfermagem já seja apresentada.
"A partir daí, a gente tem um segundo momento importante que é fazer com que o STF suspenda a liminar que está nesse momento impedindo o pagamento do piso", acrescentou o conselheiro.
"Então nossa expectativa, com esses dois movimentos, é que até o final do semestre isso estará resolvido", garantiu.
Após a publicação da MP, ela deverá ser editada pelo Presidente da República, Luis Inácio lula da Silva, para entrar em vigor.
Com isso, assim que a liminar da suspensão do piso salarial da enfermagem for derrubada, haverá o pagamento 'automático, imediato, de todos os seguimentos, inclusive o privado'.