O piso salarial da enfermagem vem sendo polêmica desde o início do ano. A lei do reajuste já se encontra aprovada e sancionada, no entanto, vem enfrentando resistência para ser implementada, devido a uma medida do Supremo Tribunal Federal (STF).
Porém, entidades ligadas a categoria vem agindo a fim de instaurar o reajuste da enfermagem, cobrando uma série de medidas dos órgaõs públicos.
O novo Governo Lula, desde as eleições, vem assumindo um compromisso com o pagamento do piso, porém o reajuste ainda não entrou em vigor.
Contudo, o presidente Lula voltou a falar sobre seu compromisso com a categoria. Saiba mais abaixo;
PISO ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Lula enfatiza compromisso do governo com o pagamento do piso salarial da enfermagem
Na última terça-feira (14), o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afimou que o governo federal irá “resolver o problema” relacionado ao piso salarial da enfermagem.
“Vocês podem ter tranquilidade que vamos resolver os problemas de vocês… nós estamos apenas tentando harmonizar o teto, o salário das enfermeiras com a questão das pequenas cidades e as Santas Casas”, disse o presidente.
“Mas pode ficar certo que eu terei o maior prazer de convidar as enfermeiras e os enfermeiros no Brasil e dizer: ‘tá resolvido o problema de vocês, o governo vai selar o piso da categoria'”, complementou o chefe do exceutivo.
A fala aconteceu na cidade de Santo Amaro, na Bahia, onde Lula assinou um decreto para a retomada do Minha Casa Minha Vida. O programa habitacional havia sido substituído pelo Casa Verde e Amarela na gestão de Jair Bolsonaro (PL).
O governo tem como meta contratar cerca de dois milhões de habitações até 2026.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Saiba mais sobre a MP da enfermagem
No último mês de janeiro, ministérios do governo realizaram reuniões e formaram um grupo de trabalho para discutir a implementação do piso da enfermagem, com representantes do Ministério da Saúde e da categoria.
O resultado encontrado foi a minuta da Medida Provisória, finalizada e entregue à Casa Civil em 2 de fevereiro.
A MP consiste na criação de um fundo, que visa custear o pagamento do piso da enfermagem.
Após a entrega do texto, a enfermagem aguarda uma definição por parte do governo federal e a edição da MP pelo presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva.