O funcionamento dos bancos no carnaval serão alterados e quem precisar utilizar os serviços bancários deve ficar ficar atento ao horário dos bancos no carnaval 2023.
BANCOS ABREM NA SEGUNDA DE CARNAVAL?
De acordo com a Federeção Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos não vão abrir na segunda de carnaval.
"A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval", afirmou a entidade.
Todas as agências bancárias do Brasil vão ficar fechadas na segunda-feira (20) e na terça-feira (21).
Os bancos só voltam na Quarta-feira de Cinzas (22), com o expediente iniciando às 12h, segundo a hora local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências.
Ou seja, se precisar pagar contas, depositar ou efetuar qualquer transação presencial, as pessoas devem buscar outras alternativas ao horário dos bancos neste carnaval 2023.
FUNCIONAMENTO DOS BANCOS NO CARNAVAL
Nos lugares onde o funcionamento dos bancos normalmente fecham antes das 15h, o expediente será antecipado para garantir o mínimo de três horas de atendimento aos clientes.
No decorrer do carnaval 2023 a Febraban orienta que os clientes busquem as seguintes alternativas:
- Para contas de consumo (água, luz, gás e telefone) e os carnês com vencimento nos dias de carnaval poderão ser pagos, sem acréscimo de juros, no dia útil seguinte ao carnaval - Quarta de Cinzas.
- Em geral, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais;
- Caso isso não tenha acontecido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos com código de barras, deve-se agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos;
- Os boletos bancários dos clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
A entidade ainda orienta que os clientes dêem preferência aos canais digitais dos bancos como Internet Banking e aplicativo para fazer pagamentos e transferências.