Com a reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente entre o governo Lula e os servidores federais, a discussão do reajuste salarial dos servidores federais 2023 ganhou um novo capítulo.
Na quinta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou o aumento salarial dos servidores federais 2023 de 7,8%.
No entanto, a categoria decidiu por rejeitar a proposta, devido alguns servidores não terem reajuste salarial desde 2017.
Caso fosse aceita pelas centrais sindicais, a proposta de aumento salarial dos servidores já começaria a valer a partir do dia primeiro de março.
Além do reajuste salarial, também foi proposto um acréscimo de R$ 200 no vale-alimentação.
AUMENTO SALARIAL SERVIDORES FEDERAIS 2023 ÚLTIMAS NOTÍCIAS
O percentual de reajuste salarial dos servidores federais foi estípulado para caber no orçamento de R$ 11,2 bilhões já programado para o pagamento dos salários.
Este valor foi determinado em agosto de 2022, ainda pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
As centrais sindicais que representam os servidores públicos está preparando uma contraproposta para apresentar ao governo federal.
Está previsto uma nova reunião na terça-feira (28), o novo percentual de reajuste dos servidores federais deve ser apresentado ao governo nesta data, mas ainda não foi batido o valor, pois ainda está em discussão interna entre os Sindicatos envolvidos.
*Com informações de Metrópoles