Caso o piso salarial de enfermagem não seja implementado até o dia 10 de março de 2023, os profissionais da categoria irão realizar uma paralisação.
A decisão foi anunciada pelo Fórum Nacional da Enfermagem (FNE) após uma reunião nesta quarta-feira (1).
- PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Governo LULA já LIBEROU vai liberar o Piso da Enfermagem na SEGUNDA (06/03)? Veja ÚLTIMA PREVISÃO
- PAGAMENTO DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM vai ser LIBERADO por LULA na segunda-feira (06/03)? Veja últimas notícias sobre o Novo piso da enfermagem
- PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Governo LULA CONFIRMOU PAGAMENTO do PISO ENFERMAGEM com AUMENTO na SEGUNDA (06/03)? Veja o que falta para a MP e ÚLTIMAS NOTÍCIAS do PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM 2023
O Fórum é composto composto pelas organizações:
- Conselho Federal de Enfermagem (Cofen);
- Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS);
- Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social (CNTSS);
- Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM);
- Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE);
- Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn)
- Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN);
- Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEENF).
PROGRAMAÇÃO DA GREVE DA ENFERMAGEM
6 de março
O Fórum anunciou que a greve geral dos enfermeiros se iniciará a partir do dia 6 de março, com uma base em indicativos e encaminhamentos na Plenária Nacional com os Sindicatos, às 15h.
7 de março
Os profissionais devem se reunir no Salão Verde da Câmara dos Deputados, todos vestidos de branco, para uma vigília em apoio ao piso salarial da enfermagem no dia 7 de março.
10 de março
No dia 10 de março, serão realizados atos em todos os estados para cobrar a implementação do piso. Além disso, será realizada uma Campanha Nacional de doação de sangue, com o tema: "A enfermagem salva vidas, nosso sangue também!"
Assim, os profissionais poderão participar legalmente de acordo com a o inciso IV do artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que garante que 'o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada'.
15 de março
Os ministros que compõem o grupo interministerial, responsáveis pela medida provisória com fontes de financiamento para o piso salarial da enfermagem, comparecerão na Audiência Pública no Congresso Nacional realizada em 15 de março.
29 de março
Será realizado um ato Público em Brasília, em 29 de março, pelo piso salarial enfermagem, mas o local e o horário ainda estão sendo definidos.
Comentários