Após meses de espera pelo pagamento do piso salarial da enfermagem, os profissionais da categoria resolveram agir e fazem nesta sexta-feira (10), uma paralisação geral em prol do pagamento do reajuste.
Os atos são organizados por sindicatos e profissionais de todo o país, com o objetivo de 'destravar' o piso no Supremo e acelerar a Medida Provisória da enfermagem. Confira mais informações abaixo;
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: O que falta para o piso ser implementado?
Desde setembro de 2022 a lei do piso salarial da enfermagem vem sofrendo uma suspensão do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida se deu pelo Ministro Luis Roberto Barroso, que alegou falta de informações acerca de como o reajuste seria viabilizado.
No entanto, com a posse do novo governo, uma série de medidas vems endo tomadas para implementar o reajuste. Uma delas foi a criação de um grupo interministral, que possuí o intuíto de achar soluções orçamentárias para aplicar o reajuste, formada pelos seguintes órgãos: Advocacia-Geral da União (AGU); Casa Civil; Ministério da Fazenda; Ministério do Planejamento e Ministério da Saúde.
O agrupamento deverá auxiliar o cenário, aplicando o piso através de uma medida provisória.
GREVE ENFERMAGEM: Entenda a paralisação da categoria nesta sexta-feira (10)
Segundo a dirigente da Confetam/CUT, Irene Rodrigues, a paralisação será acatada por aqueles estados em que o Sindicato aprovar a greve pela implementação do piso salarial da enfermagem.
"O que foi deliberado foi que cada Sindicato faria as suas assembleias e, respeitando a liberdade a autonomia sindical, nosso indicativo é que sexta-feira é dia de greve e paralisação”, afirmou.
“Porém, os Sindicatos são soberanos para fazer aquilo que a assembleia da categoria deliberar. Portanto, se o seu Sindicato chamou greve, a greve está mantida. Se o seu Sindicato chamou ato, teremos ato", explicou Irene Rodrigues.
Os próximos passos após a greve da enfermagem são:
- No dia 15 de março, os ministros que compõem o grupo de interministerial, responsáveis pela medida provisória com fontes de financiamento para o piso salarial da enfermagem, foram convidados para uma Audiência Pública no Congresso Nacional.
- No dia 29 de março, será realizado um ato Público em Brasília para cobrança do piso salarial enfermagem, contudp o local e o horário ainda estão sendo definidos.
Cidades onde haverá atos em prol do piso salarial da enfermagem:
- Curitiba: Praça Rui Barbosa, a partir das 15h;
- Fortaleza: Praça José Alencar, a partir das 7h;
- João Pessoa: Praça da Paz, a partir das 8h; em frente ao Assaí da Epitácio, a partir das 16h;
- Recife: Praça do Derby, a partir das 8h;
- Rio de Janeiro: Hospital Souza Aguiar, a partir das 10h;
- Salvador: Largo de Nazaré, a partir das 8h.