PISO SALARIAL

PISO SALARIAL ENFERMAGEM HOJE: Lula anuncia PAGAMENTO de R$ 4.750 do REAJUSTE dos enfermeiros para TERÇA-FEIRA (14)? veja as últimas notícias sobre o PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

Confira as últimas notícias sobre o piso salarial da enfermagem

João Pedro Costa
João Pedro Costa
Publicado em 13/03/2023 às 13:42
EVARISTO SA / AFP- Freepik/Seva Levitsky (Montagem: Cynara Maíra- Blog de Jamildo)
Após enfermagem manter greve do piso salarial da enfermagem para amanhã, ministra de Lula revela últimas notícias do piso da enfermagem no governo. Lula vai pagar piso dos enfermeiros antes do prazo da enfermagem? - FOTO: EVARISTO SA / AFP- Freepik/Seva Levitsky (Montagem: Cynara Maíra- Blog de Jamildo)

Apesar de já aprovado pelo congresso e sancionado pela presidência, o piso salarial da enfermagem ainda não foi implementado.

O impasse se dá devido a uma medida do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspende a lei do reajustedos enfermeiros, mediante a falta de informações orçamentárias.

Desde então, diversas propostas foram apresentadas com o objetivo de encontrar fontes de financiamento para o piso salarial da enfermagem, dentre elas está a medida provisória (MP).

Quando for aprovada e assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a MP pode fazer valer o piso da enfermagem e a distribuição dos seus recursos. Saiba mais abaixo;

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Ministério de LULA fala sobre situação do PISO ENFERMAGEM

Após a greve da enfermagem pelo piso salarial da enfermagem na última sexta-feira (10), a Agência Brasil entrou em contato com a Casa Civil do governo Lula (PT) por email. O questionamento foi sobre a situação da MP sobre o piso salarial da enfermagem.

Em nota, o Ministério da Casa Civil relatou que a MP sobre o piso salarial da enfermagem ainda está sendo discutida pelo governo Lula e que ainda não é possível divulgar um prazo para publicação e, consequentemente, para o pagamento.

O grupo interministerial para debater questões do piso salarial da enfermagem tem como integrantes os ministérios da Fazenda, Planejamento e Relações Institucionais. O ministério da Saúde não está liderando o grupo de trabalho sobre o piso da enfermagem.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Ministra da saúde conta atualizações sobre piso da enfermagem

Na última sexta-feira (10/03), Nísia Trindade, chefe da pasta da Saúde afirmou que a medida provisória (MP), que prevê compensações para estados e municípios custearem o novo piso nacional da enfermagem deverá ser aprovada “em breve”. Todavia, a ministra ainda não vê uma data.

Duarante o evento em São Paulo, a ministra informou que ainda faltam “alguns ajustes” no texto.

A medida provisória regulamentaria a transferência de recursos federais para efetivar o novo reajuste  salarial dos enfermeiros. Segundo a Lei nº 14.434, aprovada pelo Congresso Nacional, o valor do piso nacional para enfermeiros passaria a ser de R$ 4.750.

 “A informação que tenho é que deverá sair em breve. Faltavam alguns ajustes que dizem respeito principalmente à repartição dos recursos que precisam ser mobilizados para dar conta desse piso em nível nacional, com alguns fatores de correção de desigualdades em função do PIB de estados e municípios e carências relacionados a essas situações econômicas”, completou Nísia.

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM 2023: Entenda a MP da enfermagem

Desde setembro de 2022 a lei do piso salarial da enfermagem vem sofrendo uma suspensão do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida se deu pelo Ministro Luis Roberto Barroso, que alegou falta de informações ocrçamentárias acerca de como o reajuste seria viabilizado.

Contudo, com a posse do novo governo, uma série de medidas vems endo tomadas para implementar o reajuste. Uma delas foi a criação de um grupo interministral, que possuí o intuíto de achar soluções orçamentárias para aplicar o reajuste, formada pelos seguintes órgãos: Advocacia-Geral da União (AGU); Casa Civil; Ministério da Fazenda; Ministério do Planejamento e Ministério da Saúde.

O agrupamento deverá auxiliar o cenário, implementando o piso através de uma medida provisória

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: proposta tem MAIS UMA ETAPA para APROVAÇÃO