Nova direção

Raquel Lyra indica aliado de Anderson Ferreira no Detran, após ter sido defenestrado do Metrô do Recife

Da mesma cota de Anderson Ferreira, além de Carlos Fernando Ferreira da Silva Filho para a Presidência do DETRAN, também foi indicado André Trajano, ex-secretário de Turismo de Jaboatão dos Guararapes, no cargo de Diretor Geral do DETRAN

Jamildo Melo
Jamildo Melo
Publicado em 18/03/2023 às 18:37
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Sede do Detran em Pernambuco - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

A estatal federal Metrô do Recife chegou a um nível de degradação e sucateamento que a atual situação, depois de assumir o governo do Estado, começou a trolar Paulo Câmara e dizer que ele iria assumir o Metrô do Recife. Em breve, o ex-governador deve assumir o Banco do Nordeste, com R$ 50 bilhões de orçamento para gerir.

Pois bem.

Neste sábado, Carlos Fernando Ferreira da Silva Filho, que saiu neste sábado oficialmente do comando do Metrô do Recife, ligado a Anderson Ferreira, ex-prefeito de Jaboatão e candidato derrotado ao governo do Estado, não vai ficar no sereno.

O ex-superintendente do Metrô do Recife acaba de ser nomeado pela governadora para o comando do Detran de Pernambuco.

O aceno ao bolsonarista acontece depois de Raquel Lyra esnobar o grupo de Miguel Coelho, que havia declarado apoio logo após o fim do primeiro turno das eleições de 2022. Os Coelhos já deram recado no sentido de rumarem para o palanque de João Campos. Neste sentido, a chegada de aliados indicados por Ferreira ao governo de Raquel pode ser associado às movimentações de 2024.

O aliado de Anderson Ferreira, ex-secretário de Habitaçãodo Recife e de Jaboatão dos Guararapes, assumiu em março de 2020, substituindo o advogado Tiago Pontes, que havia assumido a Superintendência de Trens Urbanos do Recife.

Da mesma cota de Anderson Ferreira, além de Carlos Fernando Ferreira da Silva Filho para a Presidência do DETRAN, também foi indicado André Trajano, ex-secretário de Turismo de Jaboatão dos Guararapes, no cargo de Diretor Geral do DETRAN.

Mudanças no Metrô do Recife

Depois de quase 100 dias de governo, o presidente Lula atende uma indicação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para a troca de comando no metrô do Recife.

No cargo, assume a Superintendência da Regional de Recife o funcionário de carreira, Dorival Martins, eletrotécnico da CBTU, com pós-graduação em gestão pública.

Junto com ao nome do novo superintendente, foram também indicados os nomes de outros funcionários de carreira, como eletrotécnico José Inocêncio, para chefia de Gabinete.

O engenheiro de manutenção Adalberto Nunes passará a responder pela Gerência Regional de Manutenção- GIMAN; e o eletrotécnico com pós-graduação em gestão pública, Sávio Marcos, responderá pela Gerência Regional de Operação (GIOPE).

As nomeações foram feitas por José Marques de Lima, Diretor Presidente da CBTU e nome ligado unbilicalmente ao alagoano Arthur Lira.

PT e PC do B faziam articulações para assumir a estatal federal, mas José Marques de Lima faz parte do Grupo de Arthur Lira e deve continuar diretor presidente da CBTU.