A estatal federal Metrô do Recife chegou a um nível de degradação e sucateamento que a atual situação, depois de assumir o governo do Estado, começou a trolar Paulo Câmara e dizer que ele iria assumir o Metrô do Recife. Em breve, o ex-governador deve assumir o Banco do Nordeste, com R$ 50 bilhões de orçamento para gerir.
Pois bem.
Neste sábado, Carlos Fernando Ferreira da Silva Filho, que saiu neste sábado oficialmente do comando do Metrô do Recife, ligado a Anderson Ferreira, ex-prefeito de Jaboatão e candidato derrotado ao governo do Estado, não vai ficar no sereno.
O ex-superintendente do Metrô do Recife acaba de ser nomeado pela governadora para o comando do Detran de Pernambuco.
O aceno ao bolsonarista acontece depois de Raquel Lyra esnobar o grupo de Miguel Coelho, que havia declarado apoio logo após o fim do primeiro turno das eleições de 2022. Os Coelhos já deram recado no sentido de rumarem para o palanque de João Campos. Neste sentido, a chegada de aliados indicados por Ferreira ao governo de Raquel pode ser associado às movimentações de 2024.
O aliado de Anderson Ferreira, ex-secretário de Habitaçãodo Recife e de Jaboatão dos Guararapes, assumiu em março de 2020, substituindo o advogado Tiago Pontes, que havia assumido a Superintendência de Trens Urbanos do Recife.
Da mesma cota de Anderson Ferreira, além de Carlos Fernando Ferreira da Silva Filho para a Presidência do DETRAN, também foi indicado André Trajano, ex-secretário de Turismo de Jaboatão dos Guararapes, no cargo de Diretor Geral do DETRAN.
Mudanças no Metrô do Recife
Depois de quase 100 dias de governo, o presidente Lula atende uma indicação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para a troca de comando no metrô do Recife.
No cargo, assume a Superintendência da Regional de Recife o funcionário de carreira, Dorival Martins, eletrotécnico da CBTU, com pós-graduação em gestão pública.
Junto com ao nome do novo superintendente, foram também indicados os nomes de outros funcionários de carreira, como eletrotécnico José Inocêncio, para chefia de Gabinete.
O engenheiro de manutenção Adalberto Nunes passará a responder pela Gerência Regional de Manutenção- GIMAN; e o eletrotécnico com pós-graduação em gestão pública, Sávio Marcos, responderá pela Gerência Regional de Operação (GIOPE).
As nomeações foram feitas por José Marques de Lima, Diretor Presidente da CBTU e nome ligado unbilicalmente ao alagoano Arthur Lira.
PT e PC do B faziam articulações para assumir a estatal federal, mas José Marques de Lima faz parte do Grupo de Arthur Lira e deve continuar diretor presidente da CBTU.