Eleições 2024

Com Clarissa Tércio, Direita terá mais um candidato nas eleições para prefeito do Recife

Disputa promete ser acirrada pela Prefeitura do Recife e a direita já se mostra dividida. Clarissa Tércio bate de frente com os Ferreira

Jamildo Melo
Jamildo Melo
Publicado em 22/03/2023 às 18:01 | Atualizado em 22/03/2023 às 18:03
PP/DIVULGAÇÃO
A deputada federal diplomada Clarissa Tércio, do PP, é uma das maiores apoiadoras de Bolsonaro em Pernambuco - FOTO: PP/DIVULGAÇÃO

Conforme revelou o Blog de Jamildo, nesta quarta-feira, mesmo dia da visita de Lula, ao Recife, a direita pernambucana deverá ter recorde de candidatos na eleição de 2024, quando o prefeito João Campos irá disputar a reeleição. Mesmo com a derrota do Bolsonarismo, para Lula, a disputa promete ser acirrada, inclusive entre os conservadores do Estado.

Oss nomes já postos são Gilson Machado e André Ferreira, pelo PL, mas surge agora o nome da deputada federal Clarissa Tércio. Mendonça Filho, do União Brasil, agora com mandato de deputado federal, e outro conservador que pode concorrer sem prejuízo do cargo.

Conforme revela o blog, nesta semana, sem alarde, o presidente do PP Ciro Nogueira disse a aliados, em Brasília, que se o partido tiver candidato ela será o nome a ser apresentado. O nome deve ser testado em pesquisas de opinião na capital, mesmo tendo construído sua carreira política em Jaboatão dos Guararapes.

Mais votos do que André Ferreira no Recife

Com apenas um mandato na Alepe, a deputada Clarissa Tércio elegeu-se com folga para a Câmara dos Deputados com a segunda maior votação de Pernambuco nas eleições deste ano. De revelação da nova direita pernambucana, a deputada evangélica ganha palco nacional agora em 2023.

Curiosamente, a deputada do PP perdeu em votos apenas para o irmão de Anderson Ferreira, André Ferreira, deputado federal reeleito e que coordenou a campanha de Bolsonaro no Estado. No PP, a deputada criou uma comissão para cuidar da campanha de Bolsonaro no Estado, junto com outros conservadores.

André Ferreira teve quase 33 mil votos a mais que Clarissa Tércio (PP), segunda mais votada, com 240.511 votos. Ela é deputada estadual e concorreu pela primeira vez ao cargo de deputada federal.

No entanto, a deputada foi a mais votada no Recife, com mais votos do que André Ferreira. Ela teve 76 mil votos e ele 69 mil na capital.

Anderson Ferreira de mãos dadas com Raquel Lyra

A movimentação ocorre justamente na semana em que a governadora Raquel Lyra escancarou o governo para aliados do ex-prefeito Anderson Ferrera, que pode lançar o irmão André Mendonça no Recife.

Os grupos são adversários ferrenhos. No ano passado, com Anderson Ferreira assumindo a disputa majoritária ao governo do Estado, pelo partido PL de Bolsonaro, Tércio, por não rezar pela cartilha dos Ferreira, em Jaboatão, entrou no PP. Ela própria planejava sair candidata prefeita na cidade de Jaboatão e abriu mão do 22 do PL para não ser liderada de Anderson Ferreira. Agora pode dar uma guinada ainda maior.

Divulgação/gabinete
Igrejas chegaram a afirmar que políticos não teriam acesso ao encontro com Bolsonaro e que seria um evento religioso - Divulgação/gabinete

Quem é Clarissa Tércio

Clarissa é a síntese perfeita do conservadorismo bolsonarista. O pai Tércio, que é pastor e fundou uma dissidência da Assembleia de Deus, teve origem na Polícia Militar de Pernambuco, de onde já se aposentou.

Representante do Bolsonarismo em Pernambuco, ela exerceu seu mandato, na Assembleia Legislativa, de forma fiel às pautas conservadoras que defende.

A parlamentar integrou a Bancada Cristã da Alepe, é evangélica e se destacou como uma voz ativa, ocupando a vice-liderança da Oposição da Casa, protagonizando embates.

"Denunciamos principalmente problemas relacionados à como a situação caótica dos hospitais públicos de Pernambuco e na educação publica do Estado. Também integramos as Comissões de Saúde, de Educação e Cultura e a de Direitos Humanos, com destaque para discussões polêmicas".

Defensora das pautas conservadoras, sempre diz que sua atuação foi e é totalmente alinhada às bandeiras defendidas pelo Governo Bolsonaro.

"Como a vida, desde à sua concepção, do fortalecimento da família e seus valores. Sou declaradamente contra o aborto, a legalização das drogas e a ideologia de gênero".

A parlamentar também é autora de vários projetos de lei, entre eles o que deu origem a Lei Estadual n° 16625/2019, que garante atendimento prioritário às pessoas com doenças raras, na rede de saúde pública e privada de Pernambuco.

Clarissa ganha espaço partidário na Câmara dos Deputados

Nesta semana, numa indicação de que o partido aposta na sua evolução como parlamentar e lhe dá vitrine, a deputada federal Clarissa Tércio (PP) assumiu a titularidade de duas Comissões na Câmara dos Deputados: Defesa dos Direitos da Mulher e de Previdência, Assistência Social, Infância e Família.

A deputada também foi escolhida como suplente da Comissão de Dir,eitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, outro colegiado importante na Câmara.

"Meu mandato está à disposição para trabalhar em favor desses temas, que levantam importantes debates em nosso País", disse a deputada.

"Ao ingressar na política, assumi um compromisso de lutar por melhores condições para a população e por isso, sigo comprometida na luta em defesa dos direitos das mulheres, que já conquistaram espaços importantes, em nossa sociedade, mas sabemos que precisamos avançar mais e que ainda temos muito a fazer. Assim como, lutarei incansavelmente pelo fortalecimento da família, de seus valores e em defesa daqueles que mais precisam, como as pessoas com doenças raras que tanto necessitam de uma atenção especial do poder público”, completou.


Candidatos eleitos em Pernambuco

Confira a lista, com o percentual de votos válidos de cada um:

  • André Ferreira (PL): 273.267 (5,48%)
  • Clarissa Tercio (PP): 240.511 (4,82%)
  • Pedro Campos (PSB): 172.526 (3,46%)
  • Silvio Costa Filho (Republicanos): 162.056 (3,25%)
  • Fernando Filho (União Brasil): 155.305 (3,11%)
  • Waldemar Oliveira (Avante): 141.386 (2,83%)
  • Túlio Gadelha (Rede): 134.391 (2,69%)
  • Carlos Veras (PT): 127.482 (2,56%)
  • Eduardo da Fonte (PP): 124.850 (2,50%)
  • Clodoaldo Magalhães (PV): 110.620 (2,22%)
  • Maria Arraes (Solidariedade): 104.571 (2,10%)
  • Iza Arruda (MDB): 103.950 (2,08%)
  • Augusto Coutinho (Republicanos): 101.142 (2,03%)
  • Pastor Eurico (PL): 100.811 (2,02%)
  • Fernando Monteiro (PP): 99.751 (2%)
  • Eriberto Medeiros (PSB): 99.226 (1,99%)
  • Lula da Fonte (PP): 94.122 (1,89%)
  • Lucas Ramos (PSB): 85.571 (1,72%)
  • Guilherme Uchoa Junior (PSB): 84.592 (1,70%)
  • Coronel Meira (PL): 78.941 (1,58%)
  • Felipe Carreras (PSB): 76.528 (1,53%)
  • Mendonça Filho (União Brasil): 76.022 (1,52%)
  • Luciano Bivar (União Brasil): 74.425 (1,49%)
  • Fernando Rodolfo (PL): 60.088 (1,20%)
  • Renildo Calheiros (PCdoB): 59.686 (1,20%)

PL Mulher
Gilson Machado e Michelle Bolsonaro - PL Mulher

Michelle no Nordeste

Entre uma ponte aérea e outra da agenda política da nova presidente do PL Mulher, o ex ministro Gilson Machado encontrou Michelle Bolsonaro e parabenizou pelo aniversário. “O PL Mulher só ganha com nossa eterna primeira dama a frente do partido reforçando os valores e pautas dos patriotas”, ressaltou Gilson. Michelle estava acompanhada da senadora alagoana Eudócia.

Divulgação/gabinete
Igrejas chegaram a afirmar que políticos não teriam acesso ao encontro com Bolsonaro e que seria um evento religioso - FOTO:Divulgação/gabinete
PL Mulher
Gilson Machado e Michelle Bolsonaro - FOTO:PL Mulher