PISO SALARIAL

PISO DA ENFERMAGEM HOJE: NOVO PRAZO para da MP da enfermagem é divulgado; veja as DATAS a seguir e quando o valor de R$ 4.750 entrará NO CONTRACHEQUE da enfermagem

Saiba as últimas informações sobre o reajuste da enfermagem

João Pedro Costa
João Pedro Costa
Publicado em 24/03/2023 às 10:17 | Atualizado em 31/03/2023 às 7:52
ASPhoto/Freepik
Profissionais da enfermagem aguardam liberação do piso salarial ainda em 2023. - FOTO: ASPhoto/Freepik

O piso salarial da enfermagem foi aprovado em 2022, contudo em setembro do mesmo ano sofreu uma suspensão do STF, devido a falta de informações orçamentárias que informariam como o reajuste seria viabilizado.

Com isso, desde então a categoria da enfermagem vem lutando para reverter a suspensão e implementar o piso. Em uma das medidas tomadas pelo novo governo em prol da enfermagem, está a formulação da Medida Provisória que visa destravar o piso da enfermagem no STF.

Em evento no Recife, na última quarta-feira (22), o presidente Lula falou sobre a implementação do piso da enfermagem. Veja mais abaixo;

PISO SALARIAL ENFERMAGEM HOJE: NOVO PRAZO PARA MP DA ENFERMAGEM É DIVULGADO

De acordo com informações do Portal Jota, a MP da enfermagem será publicada em Maio. O obejetivo de adiar a publicação do texto seria realizar ajustes para garantir uma implementação mais tranquila para a categoria da enfermagem.

A proposta do Presidente Lula é fazer com que a União arque com parte dos custos do piso salarial da enfermagem para as Santas Casas. O grupo que estava insatisfeito com a implementação do reajuste  da enfermagem, devido ao aumento dos gastos.

Durante o relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos, na última quarta-feira (22) em Recife, o presidente relatou que os hospitais privados podem pagar o piso salarial da enfermagem, contudo o chefe do executivo disse que as santas casas são o grupo que terá dificuldade para arcar com os custos e, por isso, será feito um "subsídio para financiar o pagamento".

Ainda nesta semana, o ministro Rui Costa, da Casa Civil, foi visitar o ministro Luís Roberto Barroso do STF, para tentar convencer pela implementação do piso salarial da enfermagem. Apenas o STF tem o poder de decidir oficialmente pela viabilidade do piso da enfermagem, o governo Lula pretende resolver problemas apontadas pelo Judiciário para suspender o piso salarial.

RELEMBRE: PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM HOJE É SUSPENSO PELO STF

 

Lula Marques/ Agência Brasil
Enfermagem no Recife vai protestou pelo pagamento do piso - FOTO:Lula Marques/ Agência Brasil