SAÚDE

REAJUSTE DE MEDICAMENTOS 2023: REMÉDIOS vão ficar MAIS CAROS a partir de abril; veja qual será o AUMENTO DOS REMÉDIOS 2023

No mês de abril, entra em vigor em todo o país o reajuste anual de medicamentos determinado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed)

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 28/03/2023 às 12:22 | Atualizado em 28/03/2023 às 12:26
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
O aumento entra em vigor após a publicação no Diário Oficial da União (DOU), o que deve ocorrer em 3 de abril - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O preço dos remédios vendidos no Brasil deve ter um aumento nos próximos dias. Isso porque no mÊs de abril, entra em vigor em todo o país o reajuste anual de medicamentos determinado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). 

REAJUSTE DOS MEDICAMENTOS 2023

O documento da Cmed que trará o aumento dos medicamentos 2023 deve ser publicada na próxima sexta-feira (31).

O aumento entra em vigor após a publicação no Diário Oficial da União (DOU), o que deve ocorrer em 3 de abril.

Conforme os cálculos do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), o aumento de medicamentos 2023 deve ser de pelo menos 5,6%.

De acordo com o jornal O Estado de Minas, o percentual máximo de aumento dos remédios 2023 deve ser de 6,8%, a partir de abril, acompanhando a inflação medida pelo IPCA.

AUMENTO DE MEDICAMENTO 2023

A resolução da Cmed valerá para cerca 13 mil apresentações de remédios de prescrição médica. Desta maneira, não serão apenas os remédios para pressão alta que terão aumento.

Vale frisar, contudo, que conforme o Sindusfarma, o aumento dos medicamentos não se dará de forma imediata e automática.

De acordo com a entidade, o aumento de medicametos 2023 vai acontecer à medida que haja reposição dos estoques e de acordo com a estratégia comercial das empresas. Também por causa disso o aumento efetivo dos preços fica, via de regra, abaixo da inflação.

DESCONTOS NOS REMÉDIOS

Diante do cenário, a saída é focar no planejamento para adequar o orçamento ao aumento das despesas. Uma solução pode ser a compra antecipada de medicamentos até o dia 31 de março.

Vale lembrar também que boa parte das operadoras de planos de saúde mantém convênios com redes de farmácias que garantem descontos de até 85%, dependendo do tipo de medicamento.

Na maioria das vezes, para fazer jus ao benefício, basta informar o plano de saúde, fornecer o CPF ou a carteirinha do convênio.

Outra alternativa é usar os programas de descontos tradicionalmente oferecidos pelas farmácias, como a Farmácia Santa Maria, a Drogaria São Paulo e a Drogasil.

Elas oferecem bons descontos nos medicamentos. Algumas promoções chegam a permitir que o cliente tenha até 65% off nas compras.

É possível comprar medicamentos por meio do SuperApp do RioMar Recife. Na plataforma, a Farmácia Santa Maria conta com diversas ofertas. 

Todas as redes contam com lojas no piso L1 do shopping RioMar Recife, na Zona Sul da capital pernambucana.

Não se automedique. Se está com pressão alta, procure um médico para investigação e início de tratamento. Só a medicação correta a ser prescrita por um profissional de saúde deve ser consumida.

PIXABAY
diabetes, diabético - FOTO:PIXABAY
REPRODUÇÃO
O percentual máximo de aumento dos remédios 2023 acompanha a inflação medida pelo IPCA - FOTO:REPRODUÇÃO