ajuda federal

Paulo Câmara cria bolsa para estudantes em situação de vulnerabilidade social no Recife

Projeto social ajuda programa lançado pela Prefeitura do Recife, com João Campos. Meta do programa é beneficiar 2 mil jovens com formação na área de tecnologia até 2024

Jamildo Melo
Jamildo Melo
Publicado em 15/04/2023 às 18:13
BNB/Divulgação
Paulo Câmara ao tomar posse no comando do BNB - FOTO: BNB/Divulgação

Conforme informou o Blog de Jamildo, o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, e o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, assinam, nesta segunda-feira, 17, às 11h, no Cais do Apolo, convênio no valor de R 895 mil para oferecer bolsa permanência a 250 estudantes em situação de vulnerabilidae social e que participam do Programa Embarque Digital.

A assinatura do documento ocorre em evento com a presença do secretário municipal de Educação do Recife, Fred Amâncio. Amâncio foi secretário de Educação de Paulo Câmara.

O Embarque Digital funciona como um programa inclusivo de acesso ao ensino superior na área de tecnologia. São 2 mil vagas bancadas 100% pelo município, exclusivas para alunos que estudaram em escolas públicas e com cota racial de 50%.

350 estudantes foram aprovados na edição 2023.1 do Embarque Digital. No total de estudantes, Recife saiu de 5.711 estudantes, em 2019, para 6.746 em 2021. São mais de R$ 30 milhões que estão sendo investidos pela Prefeitura do Recife.

Os cursos do programa são Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia da Computação, Jogos Digitais, Segurança da Informação, Sistemas para Internet e Sistemas de Informação.

“Esse programa hoje é o mais importante que a gente tem no Porto Digital. Para a gente, é muito relevante ter essa aula magna hoje (em março). O Recife é hoje a cidade brasileira que mais forma estudantes de tecnologia no Brasil. A cada 100 mil pessoas, 408 fazem cursos na área de tecnologia na cidade. A expectativa é de que em três anos esse número fique perto de dobrar”, afirma o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

O programa Embarque Digital conta com a parceria do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Até o momento, o Embarque Digital já preencheu mais de mil vagas, incluindo 200 em 2021 e 600 no ano passado. A meta do programa é beneficiar 2 mil estudantes.

Wagner Ramos/Prefeitura do Recife
João Campos, em março, em evento do programa - Wagner Ramos/Prefeitura do Recife

CAPITAL COM MAIS ESTUDANTES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

De acordo com os dados do Censo de Ensino Superior 2021, Recife é a capital brasileira com mais estudantes na área de tecnologia, e segue em ascensão e com um crescimento acelerado, aumentando ainda mais a liderança em relação a outras capitais. A evolução dos números de 2019 para 2021 aponta expansão de cerca de 20% no total de estudantes matriculados.

Quando considerados os cursos com programação na estrutura curricular, a capital pernambucana possui 408 estudantes a cada 100 mil habitantes. A segunda colocada, Florianópolis, possui 343 - uma diferença de cerca de 15% para a capital de Santa Catarina -, seguida de Belo Horizonte (294), Porto Alegre (291), São Paulo (253), Curitiba (250) e Brasília (245).

Acesso ao mundo digital

"O Programa Embarque Digital é uma semente que estamos plantando no Recife e que vai possibilitar que nossa cidade possa alçar voos muito maiores no futuro. Em quatro, vamos duplicar o número de profissionais formados na área de tecnologia na cidade. E, se hoje nós somos a cidade com mais estudantes na área, na frente de cidades ricas do Brasil, do Sul e Sudeste, estaremos ainda mais a frente das outras. E mais que isso: teremos uma cidade que democratiza o acesso a formação neste setor", afirmou o prefeito João Campos.

Wagner Ramos/Prefeitura do Recife
João Campos, em março, em evento do programa - FOTO:Wagner Ramos/Prefeitura do Recife