PISO SALARIAL

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM 2023: SIMONE TEBET QUER PISO DA ENFERMAGEM INCLUÍDO NO ORÇAMENTO DO GOVERNO; entenda o que MUDA para o pagamento da ENFERMAGEM

Veja as últimas informações sobre o piso salarial da enfermagem

João Pedro Costa
João Pedro Costa
Publicado em 11/05/2023 às 12:43
Diogo Zacarias/MF/Divulgação
PISO DA ENFERMAGEM: governo MUDA DE IDEIA e deve incluir o piso no arcabouço fiscal; entenda impacto NEGATIVO - FOTO: Diogo Zacarias/MF/Divulgação

O piso salarial da enfermagem entra em sua reta final nesta semana, com possível efetivação do reajuste.

Após a aprovação no Congresso Nacional, a categoria aguarda agora a sanção do presidente Lula e a revogação da liminar que suspende o reajuste da enfermagem.

Uma das novidades para a enfermagem é o desejo do governo federal em incluir o piso salarial da enfermagem na previsão orçamentária.

Na última terça-feira (09), Simone Tebet, a ministra do Planejamento, fez a afirmação a jornalistas durante visita ao Senado. Confira mais informações abaixo;

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: REAJUSTE DOS ENFERMEIROS DEVERÁ SER INCLUÍDO NO ORÇAMENTO

O arcabouço fiscal é um conjunto de medidas para a condução da política fiscal, que controla os gastos e receitas do país.

O governo federal havia excluído o piso salarial da enfermagem dos limites do orçamento, com isso, não haveria um teto máximo de gastos para usar no pagamento do piso salarial da enfermagem.

Todavia, o governo colocou na proposta do arcabouço alguns itens que tinham ficado de fora da última atualização, dentre elas, se encontra o piso salarial da enfermagem.

Segundo Simone Tebet, a decisão de incluir novos itens, como aportes para estatais e recursos destinados a acordos com precatório, além do piso da enfermagem, teve divergência dentro do Ministério.

SIMONE TEBET QUER INCLUIR O PISO DA ENFERMAGEM NO REAJUSTE DO GOVERNO

A ministra do Planejamento ainda afirmou que o governo federal deverá acatar a inclusão do reajuste dentro da previsão orçamentária.

"Nós estamos trabalhando em conjunto, e aquilo que for decisçao do Congresso, desde que preserve a espinha dorsal, eu acredito que vai ser acatado pelo governo", disse Simone Tebet.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: DATA PARA SANÇÃO DA PLN DO PRESIDENTE É REVELADA

O prazo definido para o presidente Lula sancionar o PLN da enfermagem é no próximo dia 18 de maio, 15 dias após a decisão do Congresso Nacional. 

Após essa sanção do presidente, o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda deverá analisar a solução orçamentária e revogar a liminar estabelecida em setembro de 2022, responsável pelo bloqueio do pagamento do reajuste.

LULA ASSINA PLN DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

RICARDO STUCKERT
Simone Tebet revela abertura de espaço fiscal para ajudar a bancar o piso salarial enfermagem no governo Lula - FOTO:RICARDO STUCKERT