A primeira fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) está sendo aplicada por escolas públicas e privadas nesta terça-feira (30).
Nesta primeira etapa, mais de mais de 18,3 milhões de estudantes de todo o Brasil participam.
Organizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a OBMEP é considerada a maior competição científica do país. Em 2023, está abrangendo 99,87% dos municípios brasileiros, englobando mais de 55 mil escolas.
OBMEP EDIÇÃO 2023
Nesta primeira fase, as provas serão aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas, de acordo com o regulamento.
Nesta edição destacam-se dois recordes: o número de escolas que se inscreveram atingiu a marca de 55,3 mil instituições, enquanto o número de cidades participantes alcançou 5.563, representando 99,87% dos municípios brasileiros.
Desta forma, os 18,3 milhões de estudantes participantes enfrentam uma prova de múltipla escolha com os seguintes desafios:
- O estudante terá 2h30 minutos para resolver as 20 questões do exame;
- preparado em três níveis, segundo o grau de escolaridade do aluno:
- Nível 1 (6º e 7º anos);
- Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).
Os alunos que conquistarem os melhores desempenhos serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.
E mais de mil alunos serão premiados com medalha de ouro, prata e bronze, ofertadas em nível nacional, também serão distribuídas, ao menos, outras 20,5 mil medalhas regionais.
GABARITO OBMEP 2023
Saber qual foi seu desempenho na prova é uma das questões mais buscadas pelos estudantes assim que terminam as provas, portanto, a maioria dos alunos busca saber onde acessar o gabarito da OBMEP 2023 para comparar as alternativas corretas com suas respostas no caderno de prova.
As questões e respostas da olimpíada serão disponibilizadas no site da OBMEP dentro do prazo estabelecido pelo edital.
Criada pelo Impa em 2005, a olimpíada tem apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e tem promoção com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).
Comentários