Um tremor de terra foi registrado na tarde dessa segunda-feira (29) em Oricuri, no Sertão de Pernambuco.
De acordo com o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o tremor teve magnitude 2.1.
O laboratório explicou que não foi informado se os moradores da cidade sentiram o tremor, mas houve liberação de energia na área.
O LabSis estuda a região há mais de 20 anos e segue monitorando abalos sísmicos que podem acontecer no estado e em outras partes do Nordeste.
POR QUE OCORREM TREMORES EM PERNAMBUCO?
Segundo o geofísico Eduardo Menezes, os tremores de terra são normais em algumas regiões de Pernambuco por causa de pequenas falhas geológicas que se movimentam e causam abalos.
"Nós temos várias áreas que possuem falhas geológicas, que entram em atividade em função dos esforços que atuam no interior da Terra que geram essas vibrações", explicou à Rádio Jornal Caruaru.
O laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte já conseguiu identificar áreas com falhas ativas como Caruaru, São Caetano, Belo Jardim, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.
QUANDO OCORREU O ÚLTIMO TREMOR DE TERRA EM PERNAMBUCO?
O último tremor de terra registrado em Pernambuco ocorreu em São Caetano, no Agreste, por volta das 14h29 da última sexta-feira (26).
Segundo o laboratório, o abalo teve magnitude de 2.1 mR.
*Com informações do JC.
Comentários