FAKEW NEWS

LULA VAI CONFISCAR POUPANÇA? É falso que LULA VAI MEXER NA POUPANÇA para financiar outros países

É falsa a informação sobre confisco da poupança dos brasileiros; entenda o que aconteceu

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 31/05/2023 às 9:55 | Atualizado em 31/05/2023 às 10:15
Notícia
EVARISTO SA / AFP
O presidente brasileiro, que tenta assumir o papel de timoneiro da América do Sul, defendeu a Unasul - FOTO: EVARISTO SA / AFP

Informações falsas a respeito do confisco da poupança dos brasileiros circulam nas redes sociais desde a última terça-feira (29). O conteúdo das publicações afirma que o presidente Lula teria declarado um confisco da poupança dos cidadãos com objetivo de efetuar investimentos em países da América do Sul, a informação, no entanto, é inteiramente falsa.

O repasse das fake news teve início após um discurso de Lula realizado na reunião de cúpula com presidentes da América do Sul, realizada ontem, no Itamaraty, em Brasília e ganhou força devido ao compartilhamento em massa realizado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e opositores de Lula.

Nas mensagens falsas, os opositores do presidente distorcem o discurso do petista e sugerem: 

"Lula fez um pronunciamento e sugeriu colocar o dinheiro do povo que está na caderneta de poupança a serviço do Banco Nacional de Desenvolvimento para que ele possa emprestar mais dinheiro aos países comunistas", diz uma das mensagens falsas.

Ricardo Stuckert

Pela manhã, Lula esteve com Arthur Lira na reunião de lideres da America do Sul, A noite Lira derrotou o Governo ao aporvar o Marco Temporla dos Povos Indígenas - Ricardo Stuckert

No discurso, o presidente de fato citou o termo "poupança regional", mas não estava se referindo à poupança dos brasileiros nos bancos. Entenda a polêmica a seguir.

Lula vai confiscar a poupança?

Lula mencionou a "poupança" ao sugerir medidas para o fortalecimento das economias dos países da América do Sul.

"Colocar a poupança regional a serviço do desenvolvimento econômico e social, mobilizando os bancos de desenvolvimento como a CAF, o Fonplata, o Banco do Sul e o BNDES", destacou.

Ele ainda falou sobre alternativas e iniciativas para desenvolvimento da economia entre os países do bloco.

"Aprofundar nossa identidade sul-americana também na área monetária, mediante mecanismo de compensação mais eficientes e a criação de uma unidade de referência comum para o comércio, reduzindo a dependência de moedas extrarregionais", completou.

Lula NÃO VAI vai confiscar a poupança; entenda

A iniciativa apresentada por Lula tem como objetivo usar fundos de bancos de desenvolvimento, como o BNDES, para fomentar o desenvolvimento regional, e não apenas de um país.

Assim,  ideia apresentada por Lula é que os recursos do próprio banco, vindos do Governo Federal e de outros fundos governamentais, sejam utilizados para acelerar o desenvolvimento econômico de países da região.

Por isso, não existiu nenhum momento em que o presidente Lula falou sobre confiscar dinheiro da poupança dos brasileiros.

Lula sobre poupança: veja fala

Comentários